• Centro Municipal de Educação Infantil Recanto dos Baixinhos

• Escola Municipal Aldivina Moreira de Paula

• Escola Municipal Mário de Menezes

Notícia - 21/11/2017 11:33 - Atualizado em 2017-12-13 15:46:36

Formatura de alunos do Proerd é nesta quinta-feira (23)

Mais de 600 alunos dos quintos anos de todas as escolas municipais receberão certificado de conclusão do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd)

Núcleo de Comunicação Social/PMI

Divulgação/Sec. Mun. de Educação

O Comando da 4ª Companhia do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária e a  Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizam nesta quinta-feira (23), às 19h30, no Ginásio de Esportes Pedro Dias (Munhecão), solenidade de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

A cerimônia contará com a presença de 614 alunos dos quintos anos de 14 escolas municipais. Haverá entrega de certificados e premiação das melhores redações produzidas no período de orientação dada pelos soldados Luana Alves Vieira e Fernando Bento Bispo, da Polícia Militar.

O Proerd começou em 1982, na cidade de Los Angeles, Estados Unidos, em parceria com o Departamento de Polícia daquela cidade e escolas. No Brasil, o programa foi introduzido no ano de 1992 na cidade do Rio de Janeiro, o qual foi difundido para outros Estados brasileiros. No Paraná, o programa chegou no ano 2000, e em 2001 foi implantado em Cornélio Procópio. Em Ibiporã, o Proerd é desenvolvido há 16 anos, tendo diplomado cerca de 10 mil alunos.

O Proerd é realizado nas escolas por Policiais Militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico, e através de metodologia especialmente voltada para crianças, o policial passa a mensagem de valorização da vida e a importância de manter-se longe das drogas. Após 10 encontros as crianças recebem o certificado Proerd, ocasião em que prestam o compromisso de manterem-se afastadas das drogas.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, o programa de conscientização sobre as drogas e a violência incentiva os jovens a buscar uma vida paralela a elas, movida por tomadas de decisões com responsabilidade, visando o bem estar pessoal e social.

O Proerd é tido hoje como o melhor em prevenção primária, tendo bons resultados comprovados por pesquisas em todos os países onde é desenvolvido. Outro fato ressaltado é a mudança de visão que os alunos têm dos policiais, que passam a vê-los como amigos e alguém que irá protegê-los. Bullying, educação no trânsito, inclusão social e o trabalho da Polícia Militar também foram abordados durante as aulas.

Solenidade de formatura do Proerd

Quando: 23 de novembro (quinta-feira)

Onde: Ginásio de Esportes Pedro Dias (Munhecão)

Horário:  19h30