Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

25/04/2018 12:00

Campanha de vacinação contra dengue termina sábado (28)

Jovens entre 15 e 27 anos que já iniciaram esquema vacinal têm direito a dose. No sábado, unidades de saúde estarão abertas para imunizar público-alvo da campanha

Além das UBS, no sábado haverá vacinação pela manhã na Praça Pio XII

Fotos Crédito: Arquivo/NCS/PMI

Fonte: Caroline Vicentini/NCS/PMI

A campanha de vacinação contra a dengue – iniciada em 20 de março – encerra-se no próximo sábado (28). A vacina é indicada para jovens de 15 a 27 anos que já iniciaram o esquema vacinal.

Além da vacinação gratuita em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Ibiporã, a imunização está ocorrendo em locais de grande fluxo de pessoas, como empresas e escolas, além da busca ativa de casa em casa. Para ser imunizado, basta o cidadão apresentar um documento de identidade, que é obrigatório, e a carteira de vacinação.

No sábado, último dia da campanha, a Secretaria Municipal de Saúde realiza mais um “Dia D”, com as UBS da zona urbana abertas das 8 às 17 horas, e as da zona rural (Jd. John Kennedy e Taquara do Reino), das 8 às 14 horas, além de um ponto na Praça Pio XII, das 9 às 13 horas.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a meta em Ibiporã é imunizar com a terceira e última dose 2.213 jovens entre 15 e 27 anos. Contudo, apenas cerca 37% do público-alvo completou o esquema vacinal. “A vacina tetravalente protege contra quatro subtipos virais da doença. A imunização somente está garantida com a aplicação das três doses, com intervalo de seis meses entre elas”, ressalta a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Vanessa Cristina Luquini.

Vanessa acrescenta que esta vacina não pode ser aplicada em conjunto com vacinas para outras doenças. Ela é contraindicada para gestantes, mulheres que amamentam, pessoas com baixa imunidade congênita ou adquirida, pessoas em tratamento com corticoides em dosagens elevadas e prolongadas, pessoas em tratamento de radioterapia e quimioterapia, pessoas em estado febril (neste caso, é necessário aguardar a melhora da febre para se vacinar) e pessoas com HIV/AIDS;

A secretária de Saúde, Andrea Stroka, ressalta que a vacinação é uma ferramenta importante no combate à dengue. “Ibiporã e outras 29 cidades foram escolhidas pela Secretaria da Saúde do Estado do Paraná (SESA) para a campanha porque registraram a maioria dos casos de dengue do Estado e sucessivas epidemias em anos anteriores, inclusive com mortes. Trata-se de uma ação preventiva, visando reduzir a circulação viral”, explica a secretária.

Conforme a Secretaria de Estado da Saúde (SESA), foram mais de 20 anos de pesquisas para desenvolver a vacina, que proporciona proteção de 93% contra a dengue grave e reduz em 80% as internações pela doença.

Campanha de Vacinação contra a Dengue - 2ª e 3ª doses

Faixa etária - 15 a 27 anos

Quando: até 28 de abril

Local: Todas as UBS