Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

08/08/2018 11:22

Ibiporã adere ao programa “Esporte Para Toda Vida”

Projeto do governo estadual visa levar às cidades do estado práticas esportivas que sejam abrangentes por toda vida do cidadão, principalmente em áreas de vulnerabilidade social

Prefeito João Coloniezi no evento “Caravana do Esporte”

Fotos Crédito: Divulgação/SEET e PMI

Fonte: Caroline Vicentini/NCS/PMI

O município de Ibiporã assinou nesta segunda-feira (06) a adesão ao programa “Esporte Para Toda Vida”, da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo (SEET). A parceria foi firmada durante o evento “Caravana do Esporte”, na sede do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), em Londrina. Trata-se de uma série de visitas técnicas das equipes da SEET que devem chegar a todos os municípios paranaenses. A ação atende prefeitos, secretários, comunidades e organizações esportivas com o objetivo de ouvir as demandas das cidades para fortalecer o esporte no Estado.

Participaram da solenidade o prefeito João Coloniezi, o chefe de gabinete e secretário de Indústria e Comércio, Antonio Antonholi, a secretária e diretor da Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (Serla), Cláudia Guandalini e Kio Fukuda, respectivamente, o Secretário Estadual de Esportes e Turismo, João Barbiero, e o Chefe do Núcleo Regional da SEET, Adalberto Dhenner.

Lançado recentemente, o “Esporte Para Toda Vida” pretende levar às cidades do estado práticas esportivas que sejam abrangentes por toda vida do cidadão, desde a infância até à terceira idade que vivem em áreas de vulnerabilidade social.

A intenção é integrar programas anteriormente elaborados pela SEET a fim de aperfeiçoar o uso das estruturas implantadas pela Secretaria em todo o Paraná, caso das Academias ao Ar Livre e das Arenas Multiuso, além de espaços próprios dos municípios, com práticas esportivas supervisionadas por profissionais qualificados. O “Esporte Para Toda Vida” beneficiará inicialmente 250 núcleos em 189 municípios, contemplando mais de 500 bolsistas. O programa terá um investimento de R$ 6 milhões.

As modalidades sugeridas dentro do projeto são atletismo, basquete, futsal, handebol e voleibol. Em Ibiporã, a parceria possibilitará que quatro monitores, sendo dois estudantes de Ensino Médio, e dois acadêmicos de Educação Física, desenvolvam estas atividades com moradores das zonas sul e leste de Ibiporã. O município também foi contemplado com kits esportivos compostos por bolas de futebol, vôlei e basquetebol, jogos de camisas e coletes para treinamento, redes e apitos para o desenvolvimento das atividades.

Segundo Cláudia Guandalini, as atividades devem começar dentro de 15 dias.

De acordo com o prefeito João Coloniezi, o esporte é um excelente caminho para o desenvolvimento do caráter, das aptidões físicas, socialização e prevenção de doenças. “Nós, ibiporaenses, ficamos muito felizes por termos sido contemplados com este programa. Além de promover a saúde, a prática esportiva é uma forma eficiente de contribuir para o desenvolvimento humano e social, bem como reduzir os índices de criminalidade. A intenção é integrar programas já desenvolvidos pela Secretaria de Esportes com práticas esportivas supervisionadas por profissionais qualificados”, disse o prefeito.

Parques Esportivos

Em breve, os munícipes também poderão usufruir de dois parques esportivos conquistados junto ao governo estadual. As estruturas contam com campo de grama sintética – com alambrado, iluminação e arquibancadas – e espaços para outras modalidades, como pista de skate, pista de caminhada e quadra de basquete 3x3.

De acordo com a secretária de Esportes, um parque esportivo será instalado no Afonso Sarábia e o outro no Residencial Terra Bonita. “O pessoal do Afonso Sarábia que utiliza a quadra para a prática de skate poderá em pouco tempo usar a pista do parque esportivo. O governo municipal tem investido fortemente no esporte, desde os projetos de iniciação esportiva, até o apoio aos campeonatos de diferentes modalidades, organização de eventos regionais e as Academias ao Ar Livre com profissionais orientando os usuários. Estas estruturas, bem como o desenvolvimento do “Esporte para Toda Vida” em Ibiporã vão reforçar o nosso trabalho, ampliando o acesso da população ao esporte e ao lazer”, assegurou a secretária.