-

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

20/09/2019 14:59

Ibiporã participa da Primavera dos Museus, que ocorre de 23 a 27 de setembro

O tema de 2019 é “Museus por dentro. Por dentro dos Museus"

Alunos visitando o Museu do Café de Ibiporã

Fotos Crédito: divulgação: Secretaria de Cultura e Turismo-PMI

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo/ PMI

A Prefeitura de Ibiporã estará presente em mais uma Primavera dos Museus, que está em sua 13ª edição, e que acontece na próxima semana, de 23 a 27 de setembro. Trata-se de evento nacional promovido pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus), com o objetivo de divulgar o trabalho desenvolvido pelos museus em todo o país e de integrar a comunidade com as instituições. Este ano o tema é “Museus por dentro. Por dentro dos Museus".

Com o objetivo de mostrar um pouco da riqueza do seu acervo fotográfico, documental e audiovisual, portanto, mostrar o "museu por dentro", e tornar as informações disponíveis a toda a população por meio de livros e vídeos de livre acesso ao público, o Museu Histórico e de Artes de Ibiporã (MHAI), mantido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realiza o projeto municipal "Circuito das Capelas II". Já foram lançados, desde o dia 19 de julho deste ano, nove filmes nas igrejas históricas participantes do projeto.

A finalização será no próximo dia 26, dentro da programação da 13ª Primavera dos Museus em Ibiporã. Neste dia, às 15h, no Auditório Pioneiros, da Secretaria Municipal de Educação (Av. Mário de Menezes, 1113 - Centro) será exibido o documentário final a todas as escolas e instituições de ensino da cidade, que receberão cópias do material impresso e os vídeos para as suas bibliotecas.

Na próxima semana, entre os dias 24 e 27 de setembro, o Museu do Café (antiga estação ferroviária - Av. Mário de Menezes, 1113) também atenderá visitas auto-guiadas e agendadas por escolas. As escolas interessadas podem ligar para os telefones 3178-0392 e 3178-0215. Já o público em geral pode ir direto ao Museu do Café, no horário das 8 às 16 horas e conferir as exposições permanentes e os objetos de época que contam parte de nossa história e as origens de Ibiporã ligadas ao pioneirismo, ao café e à linha férrea.

E nos dias 23 e 26 de setembro, a equipe dos museus fará visitas e reunião técnica com outros museus da região.