A- A A+

Solenidade de inauguração da Escola Alice Roma

29/02/2012 08:30

Mais de mil pessoas estiveram presentes à cerimônia de entrega, sexta-feira à noite, no Jardim San Rafael, entre elas o vice-governador Flávio Arns

Audios

  • Vice-governador Flávio Arns - coletiva...

    Player

  • Prefeito José Maria - inauguração da Escola Ali...

    Player


   "Esta obra está sendo entregue às nossas crianças, futuro da sociedade, dotada de equipamentos didático-pedagógicos de última geração para proporcionar ensino de excelente qualidade à atual e às futuras gerações. Um orgulho para os ibiporaenses que construíram com recursos próprios."

   Esta frase está estampada na placa de inauguração da Escola Municipal Alice Roma Botti Schmitt, entregue pela administração municipal na última sexta-feira, no Jardim San Rafael, numa grande festa digna do porte da obra, a maior da atual administração, com um investimento de R$ 4 milhões (exatos R$ 3.996.914,28).

   "É o maior investimento em uma escola na história de Ibiporã", salientou na ocasião o prefeito José Maria. Será uma escola para mais de 500 alunos em período integral.

   O pátio e o saguão do prédio ficaram lotados de pais, alunos, professores e líderes comunitários - mais de mil pessoas - que vieram prestigiar o evento e comemorar a entrega de uma escola-modelo para os seus filhos.

   A entrega teve a presença ilustre do vice-governador e secretário estadual de Educação, Flávio Arns, que parabenizou o prefeito José Maria e a sua equipe pela construção.

   "Prefeito, parabéns por considerar a educação uma prioridade. Um investimento desse porte é o maior esforço que um administrador público pode fazer. A missão agora segue com os professores, que têm o papel de formar consciências e cidadãos, e cabe a vocês, pais e alunos, cuidarem dessa escola com carinho porque ela é modelo não só para Ibiporã, mas para o Paraná inteiro", enfatizou o vice-governador.


EDUCAÇÃO É O MAIOR PATRIMÔNIO

   O prefeito José Maria, em sua fala, afirmou que "esta é uma obra para erguer os homens e as mulheres do futuro, através do conhecimento".

   José Maria relembrou do que o secretário Flávio Arns havia dito minutos antes em seu discurso: "Qual pai e qual mãe não sonha ver os seus filhos serem 'alguém' na vida?" "Pois eu digo: - afirmou o prefeito - há muitos pais e mães que dispõem de poucos recursos financeiros e por isso não podem dar aos filhos o que gostariam em termos de conforto ou bens materiais. Mas são aqueles que dizem, com sabedoria: quero te deixar a educação como o meu maior patrimônio. Nós, da mesma forma, estamos deixando para a nossa comunidade a educação como o maior patrimônio que a nossa administração poderia oferecer", destacou José Maria.


O PRÉDIO

   A obra foi iniciada em setembro de 2010 e executada pela Norma Construções Civis, de Londrina. O projeto é da arquiteta da Secretaria Municipal de Planejamento, Adriana Moya de Morais Pauletti, que foi uma das fiscais da obra.

   A escola recebeu lousas digitais em cada sala de aula, quadra poliesportiva, consultório odontológico, biblioteca, cozinha, refeitório, sala de informática, pátio coberto, lavanderia, sala de professores, secretaria, salas de direção e coordenação. E mais: para garantir a segurança dos alunos, professores e funcionários, os ambientes foram equipados com câmeras de vídeo-vigilância.

   Além do prefeito e do vice-governador, dezenas de autoridades estiveram presentes, entre elas: a vice-prefeita Sandra Moya, a primeira-dama Dra. Eliana Eik Borges Ferreira, o vereador Edivaldo Rodrigues da Silva (Divá), vice-presidente da Câmara Municipal; os vereadores Carlos Pauletti, Mari de Sá, Maria do Sindicato, João Odair Pelisson e Daniel Sarábia; a secretária municipal de Educação, Miriam Medre, e demais secretários municipais; a chefe do Núcleo Regional de Educação de Londrina (NRE), Lúcia Aparecida Cortez Martins; a presidente da Federação das APAES do Paraná, Neuza Soares de Sá; a diretora da Escola Alice Roma, Susanne Torres Guimarães; o padre Giovanni Pontarolo, da Paróquia San Rafael, o pastor José Vilande, da Igreja Assembleia de Deus em Ibiporã; os assessores do vice-governador e da Secretaria Estadual de Educação, Paulo Schmidt (ex-secretário de Educação de Curitiba) e Júlio César Ribas; os engenheiros da Norma Cosntruções, Nelson da Costa e Sérgio Soares; e o presidente da Associação de Moradores do Jardim San Rafael, Antônio do Prado.


HOMENAGENS

   A cerimônia teve apresentações de alunos da Escola Ivanildes Gonçalves Nalin (do Jardim Santa Paula) e do Ballet da Fundação Cultural, além de homenagens a várias pessoas, entre elas os familiares da professora Alice Roma Botti Schmitt, que dá nome da escola.

   Um dos momentos marcantes foi a inauguração do painel Aqua Faz, da artista plástica ibiporaense Isabelle Catucci da Silva, que foi encomendado pelo prefeito José Maria para compor uma das paredes do pátio interno da escola e assim servir de mensagem permanente aos alunos sobre a importância da preservação da água. O painel é uma pintura esmaltada sobre cerâmica e traz um mosaico de imagens sobre a vida em torno da água no planeta, algumas delas locais, como o mapa hidrográfico de Ibiporã e o Rio Tibagi.

 

de Jaime Kaster - Núcleo de Comunicação Social-PMI

Galeria de imagens