A- A A+

Ibiporã participa de ação para inclusão profissional de pessoas com deficiência

13/09/2017 12:01

“Dia D” de inclusão social e profissional das pessoas com deficiência e dos beneficiários reabilitados do INSS será dia 29 de setembro nos postos do Sine de todo país

Divulgação/Sec. Mun. do Trabalho

 

Dia 29 de setembro (sexta-feira) será realizado o “Dia D” de inclusão social e profissional das pessoas com deficiência e dos beneficiários reabilitados do INSS. Nesse dia, os trabalhadores com deficiência e/ou reabilitados do INSS contarão com espaço físico exclusivo e adequado para o atendimento, e as empresas com espaço para entrevistas e seleção dos trabalhadores. Com toda a equipe da agência voltada ao atendimento dos portadores de deficiência, os candidatos poderão atualizar o cadastro, visualizar as vagas e realizar a entrevista de emprego no mesmo dia com representantes do setor de RH das empresas.


Esta ação também visa auxiliar as empresas a cumprir a Lei Federal nº 8.213/91 (Lei de Cotas), que obriga negócios com mais de 100 colaboradores a contratar pessoas com deficiência ou beneficiários reabilitados no quadro efetivo de funcionários. O município de Ibiporã conta com 52.848 habitantes, dos quais 13.836 possuem alguma dificuldade auditiva, motora, visual ou mental/intelectual.


Os trabalhadores interessados em se candidatar às vagas já podem comparecer à Agência do Trabalhador munidos de Carteira de Trabalho, RG, CPF e laudo médico (explicitando a deficiência). Já as empresas interessadas em participar da ação devem entrar em contato com a Agência do Trabalhador/Sine, na Av. D. Pedro II, 294, ou pelo telefone: 3178-0224 para conhecer a proposta e confirmar a participação.


A ideia original do "Dia D" surgiu em 2012 no estado de Mato Grosso e em 2013 na Bahia. Com o sucesso alcançado nessa ação, o Ministério do Trabalho desafiou parceiros a promover o evento do "Dia D", Dia Nacional da Contratação da Pessoa com Deficiência.

 


de Núcleo de Comunicação Social/PMI. Com informações de Marcio Pedro – Secretaria Municipal do Trabalho