A- A A+

Ibiporã participa do “Dia D” de inclusão profissional das pessoas com deficiência

28/09/2017 12:01

Nesta sexta-feira (29) a Agência do Trabalhador atenderá exclusivamente as pessoas com deficiência e beneficiários reabilitados do INSS que buscam uma oportunidade no mercado de trabalho

Divulgação/Sec. Mun. do Trabalho

Objetivo é aumentar as oportunidades de inserção deste público no mercado de trabalho

 

Ibiporã participa pelo quarto ano consecutivo do "Dia D" de inclusão social e profissional das pessoas com deficiência e dos beneficiários reabilitados do INSS. Nesta sexta-feira (29), 80 Agências do Trabalhador do Paraná estão abertas para atendimento exclusivo às pessoas com deficiência que buscam uma oportunidade no mercado e também a empresas que desejam contratar funcionários com este perfil.

 

A ação tem como objetivo aumentar as oportunidades de inserção deste público no mercado de trabalho. O evento acontece em todo o Brasil com promoção do Ministério do Trabalho. De acordo com o órgão, 45 milhões de brasileiros vivem com algum tipo de deficiência. Apenas no Paraná são cerca de 2,5 mil pessoas, segundo o Censo 2010 do IBGE. O município de Ibiporã conta com 52.848 habitantes, dos quais 13.836 possuem alguma dificuldade auditiva, motora, visual ou mental/intelectual.

 

Amanhã, todo o atendimento da Agência do Trabalhador de Ibiporã, inclusive a Junta Militar, será realizado no Centro Tecnológico do Trabalhador (CTTI). Com toda a equipe da agência voltada ao atendimento dos portadores de deficiência, os candidatos poderão atualizar o cadastro, visualizar as vagas e realizar a entrevista de emprego no mesmo dia com representantes do setor de RH das empresas. Os trabalhadores com deficiência que necessitarem de qualquer serviço relacionado a documentos pessoais também poderão fazê-lo.

 

Em Ibiporã, quatro empresas (uma de Londrina e três do município) confirmaram até o momento participação no "Dia D". Há vagas para porteiro, ajudante de farmácia, auxiliar administrativo, almoxarifado, zelador, copeira, auxiliar de produção, empacotador e repositor. Os trabalhadores interessados em se candidatar às vagas podem comparecer à Agência do Trabalhador munidos de Carteira de Trabalho, RG, CPF e laudo médico (explicitando a deficiência). Já as empresas interessadas em participar da ação devem entrar em contato com a Agência do Trabalhador/Sine, na Av. D. Pedro II, 294, ou pelo telefone: 3178-0224 para conhecer a proposta e confirmar a participação.

 

A ideia original do "Dia D" surgiu em 2012 no estado de Mato Grosso e em 2013 na Bahia. Com o sucesso alcançado nessa ação, o Ministério do Trabalho desafiou parceiros a promover o evento do "Dia D", Dia Nacional da Contratação da Pessoa com Deficiência.

 

É LEI - A Lei Nº 8.213, de 24 de julho de 1991, determina que empresas que possuem entre 100 e 200 funcionários são obrigadas a ter, no mínimo, 2% de pessoas com deficiência no quadro de funcionários. Empresas que têm de 201 a 500 funcionários devem empregar 3% de pessoas com deficiência. De 501 a mil funcionários, a porcentagem sobre para 4%. Acima de mil funcionários, 5% das vagas devem ser reservadas para pessoas com deficiência.

 

Serviço

Dia D da Pessoa com Deficiência nas Agências do Trabalhador

 

Data: 29/09 (sexta-feira)

Local: CTTI (Praça Ciro Ibirá de Barros, 176)

Horário: 8 às 17 horas (as entrevistas com as empresas serão realizadas pela manhã)

 

 

de Caroline Vicentini/NCS/PMI