03/05/2018 17:11

Quenianos vencem Prova Pedestre Adriana de Souza

Dennis Kusimba e Pamela Talam foram os campeões da categoria 10 km. Cerca de mil pessoas participaram da prova, realizada no Dia do Trabalhador

Primeiros colocados na categoria 10 km geral masculino

Fotos Crédito: Fred Santiago e Luciana Meneguim/K2 Foto Esporte

Fonte: Caroline Vicentini/NCS/PMI

O feriado do Dia do Trabalhador, celebrado nesta terça-feira, 1º de Maio, foi mais uma vez comemorado em Ibiporã com a realização da tradicional Prova Pedestre Adriana de Souza.

Em sua 18ª edição, a corrida de rua promovida pela Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria de Esportes, Recreação e Lazer (Serla), reuniu durante a manhã ensolarada cerca de mil participantes - de crianças a idosos – da cidade, municípios da região, outros estados, além de competidores estrangeiros do Quênia, Uganda, Nigéria, Angola e Argentina.

A prova foi dividida em categorias e todas as largadas ocorreram na Rua Paulo Frontin – ao lado da Secretaria Municipal de Saúde (antigo Fórum). As crianças e adolescentes foram os primeiros a correr, disputando nas categorias Sub 10 (8 a 10 anos - 500 metros), Sub 13 (11 a 13 anos - 800 metros) e Sub 15 (14 e 15 anos - 1000 metros). Nesta edição da “Adrianinha”, os três primeiros colocados de cada categoria e sexo ganharam troféus. “A prova foi difícil, mas fiquei feliz com o resultado. Pretendo participar das próximas edições”, comentou o campeão da Sub-10, Caio Alves Pinheiro, 9 anos, morador do distrito da Warta.

Já na categoria adulto, os atletas competiram nos percursos de cinco e 10 quilômetros. Nos 5 km, Marcelo Barbosa de Souza, de Maringá, foi o campeão geral masculino. Edivanildo da Cruz Martins ficou em primeiro na categoria morador de Ibiporã. Já no feminino, Patrícia Fernanda Lobo, de Maringá, foi campeã geral e Dulcinéia das Neves Reis, foi a campeã municipal.

Disputando o percurso de 10 km, os quenianos fizeram o melhor tempo da prova. Dennis Bera Kusimba e Pamela Talam, que correram pela primeira vez esta prova pedestre, foram os campeões em suas categorias. Na categoria munícipes, os primeiros colocados foram Bruno Antonio da Silva e Susane de Araújo Martins.

A organização da prova disponibilizou pontos de hidratação e também o fornecimento de frutas e barras de cereais para a reposição dos nutrientes dos competidores.

Os três primeiros colocados de cada categoria receberam troféus e dinheiro. Os quarto e quinto lugares, de ambas as categorias – geral e morador de Ibiporã – também foram premiados com dinheiro e medalhas. Além disso, a Serla levará os três primeiros colocados das categorias de cinco e 10 km para participarem da tradicional Corrida de São Silvestre, que acontecerá dia 31 de dezembro, em São Paulo. A Secretaria custeará as despesas de transporte e inscrição.

No total, a “18ª Prova Pedestre Adriana de Souza”, distribuiu 58 premiações, totalizando R$ 15.800 em prêmios. Como incentivo, todos os que completaram o trajeto receberam medalha de participação. Foi o caso do aposentado Milton Antonio da Silva, que prestes a completar 80 anos, correu cinco quilômetros. “É a quarta vez que disputo a prova. Ano passado fiz a de 10 km. Comecei a correr há seis anos, incentivado pela Adriana de Souza. Emagreci, ganhei saúde e mais disposição”, ressalta Silva.

A secretária de Esportes, Cláudia Guandalini, comemorou mais uma edição da prova. “Tivemos novamente uma boa participação, tanto de público como de atletas. Parabéns, corredores! Vocês mostraram que o atletismo não é buscado hoje apenas como um esporte de alto rendimento, mas uma atividade física prazerosa, que faz bem tanto para o corpo como para a mente. Contamos sempre com vocês para abrilhantar este evento”, comentou Claudia.

O prefeito João Coloniezi agradeceu o empenho da Serla pela organização do evento e parabenizou os participantes e trabalhadores pelo seu dia. “É um momento de grande alegria para a Administração Municipal celebrar tão importante data com um evento democrático, que incentiva a qualidade de vida por meio de uma modalidade esportiva que projeta nacionalmente ibiporaenses e ganha cada vez mais adeptos”, salientou o prefeito.

Prestigiando mais uma edição da prova, Adriana de Souza, atleta de destaque nacional nas corridas de rua, agradeceu o reconhecimento. “A corrida vem ganhando cada vez mais adeptos, as provas de ruas vêm se profissionalizando, e Ibiporã não fica atrás, com um evento bem organizado, e que valoriza não apenas o atleta de alto rendimento, mas também pessoas que mais do que resultados buscam bem estar e qualidade de vida. Parabéns a todos”, destacou a atleta.

A 18ª Prova Pedestre Adriana de Souza é uma realização da Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Serla, com o patrocínio oficial da Caixa Econômica Federal e o apoio do Samae, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, DTRANSITO, Farmácias Vale Verde, Óticas Diniz, Super Muffato e das Secretarias Municipais de Saúde e Obras.

O resultado da Prova pode ser conferido em: inscricoes.corridaeaventura.com.br

*** MAIS FOTOS EM BREVE