28/05/2020 12:32

Alunos da Rede Municipal de Ensino agora também contarão com videoaulas

Secretaria Municipal de Educação divulgou Instrução Normativa dispondo sobre o assunto

Facebook da Secretaria Municipal de Educação será um dos canais de divulgação das aulas

Fotos Crédito: Divulgação/NCS/PMI

Fonte: Núcleo de Comunicação Social/PMI

A Secretaria Municipal de Educação (SME) divulgou na última quarta-feira (27) uma segunda Instrução Normativa, que dispõe sobre a inserção de recursos audiovisuais à metodologia de ensino não presencial adotada para o desenvolvimento dos conteúdos curriculares do ano de 2020, e também sobre a atuação dos profissionais da Educação da Rede Municipal de Ensino Fundamental e da Educação Infantil, do Maternal ao Pré II, devido à suspensão das aulas por tempo indeterminado, em decorrência do novo coronavírus – COVID-19.

Recentemente a SME passou a distribuir kits para atividades remotas. A intenção agora é complementar o material e criar mais um mecanismo de aprendizado para os alunos. Os professores e educadores produzirão videoaulas de acordo com a grade curricular do ano de 2020. Os alunos receberão um cronograma, o qual contemplará o programa de aula diário, com a identificação das videoaulas a serem assistidas e as respectivas atividades a serem realizadas, as quais, posteriormente, deverão ser devolvidas para correção.

As videoaulas serão disponibilizadas via internet, na página oficial da Secretaria Municipal de Educação, a qual deverá ser acessada por meio de um endereço eletrônico que será divulgado, onde estarão alocados os links de identificação das mesmas. Essas serão gravadas pela Secretaria Municipal de Educação e extraídas do Canal do Youtube da Secretaria Estadual de Educação e de outras fontes, de acordo com a grade curricular.

As atividades a serem desenvolvidas pelos alunos estarão diretamente vinculadas aos conteúdos das videoaulas. A Secretaria Municipal de Educação enviará periodicamente o Plano de Trabalho, por meio de e-mail, às instituições da Rede Municipal de Ensino no qual serão indicadas as videoaulas a serem assistidas pelos professores e educadores, a fim de que estes elaborem as atividades para seus respectivos alunos.

Suporte aos pais ou responsáveis

Caso seja necessário, as Instituições de Ensino disponibilizarão atendimento pré-agendado aos pais ou por meio do aplicativo de transmissão de mensagens instantâneas Whatsapp Business, que se dará de segunda a sexta-feira, nos horários das 8h às 12h e das 13h às 17h, e presencial por meio de agendamento prévio, de segunda, quarta e sexta-feira, de acordo com o atendimento das Instituições. Cada localidade será responsável por divulgar o número telefônico cadastrado no aplicativo Whatsapp Business aos pais de sua comunidade.

Retorno dos profissionais da Educação ao trabalho

A Instrução Normativa também trouxe informações importantes para a volta dos profissionais da Educação às suas respectivas unidades de trabalho. Ficam convocados os profissionais da educação, sejam eles da direção escolar, vice-direções, coordenações, professores, educadores, administrativos e operacionais, deverão cumprir suas atividades laborais presencialmente, a partir do dia 1º de junho de 2020.

Aqueles que possuem comorbidades elencadas na Tabela 5 do Protocolo de Manejo Clínico do coronavirus (COVID-19) na Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, não estão convocados ao retorno presencial, ficando então incumbidos a realizar todas as atividades de trabalho de forma remota, com exceção, é claro, dos profissionais operacionais.

A carga horária trabalhada pelos profissionais em regime de home office correspondente ao seu turno de trabalho será computada como hora-atividade do professor. O documento completo está disponível para leitura neste link.

O cronograma das atividades online será divulgado em breve pela Secretaria Municipal de Educação. O recebimento e a devolução das tarefas executadas pelos alunos deverá respeitar o cronograma previsto no Plano de Trabalho a ser publicado periodicamente nas redes sociais oficiais da Secretaria Municipal de Educação (Facebook e Instagram) e na página oficial da Prefeitura Municipal de Ibiporã.