28/05/2020 15:45

Novo curso de Figurino Teatral ganha tecidos para produção de peças

Fotos Crédito: Divulgação SMCT

Fonte: Jaime Kaster e Gabrielly Campos (estagiária)

Os professores responsáveis pelo curso de Figurino Teatral, oferecido a partir deste ano pela Secretaria de Cultura e Turismo de Ibiporã (SMCT), terminaram a organização e customização do espaço onde as peças serão confeccionadas. Para o trabalho, estão contando com o apoio de estagiários do curso de teatro. As 90 vagas do curso de figurino já foram preenchidas, mas ainda não há previsão de início por conta do período de isolamento social e de restrição de aulas presenciais para reduzir a aglomeração de pessoas.

Esta semana o curso recebeu uma boa notícia: a doação de vários rolos de tecido pela Casa da Sopa, uma entidade social de Ibiporã, destinados à produção de figurinos. “Agradecemos à Casa da Sopa por esse gesto e com certeza esses tecidos serão muito bem usados pelo curso”, disse o coordenador, Leander Lincoln.

Os alunos matriculados são atores, atrizes, bailarinos, mães de atores, mães de bailarinas que de alguma forma já faziam esse trabalho de finalização dos figurinos dos seus filhos. Os figurinos usados nos festivais e apresentações de teatro, dança e outros cursos da Secretaria, serão confeccionados pelos alunos deste curso.

“Esse espaço vinha sendo sonhado desde 2017, para suprir as necessidades dos cursos que demandam figurino para os seus espetáculos. Os professores e alunos já faziam um trabalho de customização e finalização dos seus próprios figurinos, então pensamos que seria legal abrir um curso específico para aperfeiçoar e que pode levar muitos deles a já saírem daqui com uma profissão”, explica Leander, que conta com o apoio do estagiário do curso de Moda da UEL, Edgar Lima.

No curso, serão abordados temas e observação de grandes artistas para que os alunos se inspirem e criem seus figurinos. Leander já trabalha na área de figurino desde 2011 e em 2014 foi premiado pela melhor caracterização do Festival de Teatro de Pinhais (PR). Já Edgar, além de estudante de Moda, integra o Grupo Célula de Teatro, de Ibiporã.