Tecnologia da Informação

Publicado em: 07/02/2013 11:05

Ibiporã terá rede de fibra ótica

Ibiporã terá rede de fibra ótica Ibiporã terá rede de fibra ótica

Os últimos dias foram marcados pelo reconhecimento do Governo Federal ao trabalho realizado pela administração de Ibiporã nos últimos anos. Em duas oportunidades, Ibiporã ocupou posição de destaque. Foi assim durante o Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas, que aconteceu em Brasília, dia 29 de janeiro, quando o prefeito José Maria falou em nome dos 80 municípios contemplados com os recursos do projeto "Cidades Digitais", e também durante a visita da presidente Dilma Rousseff ao Norte do Paraná, na última segunda (dia 4), quando a vice-prefeita Sandra Moya esteve pessoalmente com a presidente. Isso comprova o acesso direto que a atual administração tem junto ao Governo Federal, o que tem garantido benefícios concretos aos cidadãos.

Confira matéria sobre como serão os investimentos do programa Cidades Digitais em Ibiporã

Ibiporã terá rede de fibra ótica

Ministério das Comunicações investirá cerca de R$ 500 mil para implantação da rede no Município

(texto: Jaime Kaster)

A escolha de Ibiporã entre os oito municípios do Paraná que receberão recursos do programa Cidades Digitais, do Governo Federal, está gerando grande repercussão junto à comunidade e à imprensa. A inclusão do Município no programa foi destaque na Folha de Londrina do último dia 30 e no dia 1º de fevereiro foi a vez da RIC TV Record fazer uma entrevista ao vivo com o diretor de Tecnologia da Informação do Município, Junior Aliano, sobre os benefícios que a uma rede de fibra ótica irá trazer à população, com a agilização dos serviços.

Ibiporã receberá entre R$ 400 mil e 500 mil do Ministério das Comunicações e com esse recurso irá implantar uma rede de fibra ótica que irá interligar dez prédios públicos locais numa extensão de 10 km, o que irá facilitar muito o trabalho da Prefeitura e as condições de gestão da administração municipal no contato com todas as Secretarias. Confira trechos da entrevista:

Quais benefícios o cidadão terá?

Junior Aliano - O cidadão passará a contar com um trabalho muito mais dinâmico nas Secretarias e órgãos públicos que ele procura. Hoje temos uma condição de conexão em todas elas e quando ele é atendido em prédios fora da Prefeitura, boa parte das atividades dependem de uma conexão direta com a Administração. A população de Ibiporã já tem acesso à internet gratuita desde dezembro de 2011. Hoje atendemos a 1.200 famílias que estão cadastradas na Prefeitura. 80% da cidade já está coberta com o sinal da internet gratuita.

Um exemplo prático: um posto de saúde já consegue se comunicar on line com a Prefeitura?

Hoje essa comunicação já acontece. Só que ela será substituída por uma comunicação mais moderna, mais rápida, e o melhor de tudo, sem custo para o município, pois hoje pagamos uma operadora de telefone para fazer essa comunicação para nós. O primeiro impacto será a redução de valores na conta da Prefeitura e o aumento da qualidade. E ao longo do tempo iremos implementar uma série de ferramentas que vão facilitar a vida do cidadão ibiporaense.

Qual é o prazo para começar a funcionar essa rede?

Todo o processo de licitação foi conduzido pelo Ministério das Comunicações, a empresa já começou a trabalhar em Ibiporã e a expectativa é que até a metade deste ano estejamos com essa rede funcionando.

As escolas também serão beneficiadas?

Todas as nossas escolas municipais fazem parte do Programa Cidade Digital, implantado em 2009. Temos 77 lousas eletrônicas nas salas de aula e todas as unidades já dispõem dessa tecnologia. Queremos agora interligar essas lousas em rede para o acesso à internet e para termos mais condições de gestão sobre esse serviço.

Esse processo irá auxiliar também a rede de saúde?

Hoje todo o sistema de cadastros, acesso aos serviços e transferência de dados para o governo federal é feito via internet e a Secretaria de Saúde também será beneficiada por essa nova rede.

E as pessoas que não têm um computador em casa? De que forma se beneficiarão?

Ibiporã é uma das poucas cidades que dispõem de vários locais gratuitos, mantidos pela Prefeitura, onde se pode usar um computador e acessar a internet de graça. Temos seis pontos com computadores livres à disposição da população: no Telecentro do CQP, na Biblioteca Pública e Biblioteca Cidadã, no Museu (ao lado da Fundação Cultural), na Indústria do Conhecimento e na Estação Ferroviária.