Tecnologia da Informação

Publicado em: 28/09/2017 13:27

João Coloniezi visita Instituto das Cidades Inteligentes

João Coloniezi visita Instituto das Cidades Inteligentes João Coloniezi visita Instituto das Cidades Inteligentes

O prefeito João Coloniezi, acompanhado das secretárias municipais de Tecnologia da Informação, Janaine de Brito, e de Assistência Social, Livia Suguihiro, esteve em Curitiba na última terça-feira (26) visitando o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI). Trata-se de uma organização com atuação em todo o território nacional, referência em pesquisa, integração, desenvolvimento e implementação de soluções completas para a gestão pública.

Segundo o prefeito, o que motivou a visita ao ICI foi o conceito de cidades inteligentes. "Temos que acompanhar a evolução tecnológica e, antes de mais nada, conhecer o que é uma cidade inteligente", contou Coloniezi. "Viemos para Curitiba para ver experiências que já dão certo há bastante tempo. Nosso foco era internet wi-fi, mas acabamos conhecendo outras ferramentas, como a solução de atendimento ao cidadão."

O prefeito finalizou dizendo que agora precisam analisar as necessidades do município de Ibiporã e o que existe no mercado para atendê-las.

A expressão Cidades Inteligentes foi cunhada há mais de duas décadas. Porém, veio tomando forma nos últimos anos como o "emprego de sistemas de tecnologia de informação na integração da Operação, Serviços e Infraestrutura urbanos". Objetiva disponibilizar os serviços todo o tempo, a toda a população, com maior eficiência, a custos moderados e fazendo uso dos recursos naturais de uma forma sustentável.

Numa Cidade Inteligente, o poder público atua de forma preventiva, até mesmo preditiva, por meio do uso de sistemas de monitoramento e de gerenciamento, que operam em tempo real. Os sistemas devem ser interoperáveis e prover aos cidadãos meios para que eles possam se envolver diretamente com a gestão da cidade, tornando-a mais participativa.