Trânsito

Publicado em: 03/04/2018 16:30 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI

II Seminário de Fiscalização e Atualização de Trânsito capacita servidores municipais Primeiro dia do Seminário contou com palestra de sargento da CIATRAN

A Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio do Departamento Municipal de Trânsito – DTRANSITO, realizou na semana passada (26, 27 e 28 de março), na Câmara Municipal de Vereadores, o II Seminário de Fiscalização e Atualização de Trânsito. O evento destinado à capacitação dos servidores municipais atuantes da área foi ministrado por representantes da Companhia de Polícia de Trânsito do Estado do Paraná (CIATRAN), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Defesa Civil e Secretaria Municipal de Saúde.

O primeiro dia (26 – segunda-feira) contou com a presença do sargento da CIATRAN – PM-PR (5º Batalhão) Wincler Barioto, que palestrou sobre Infrações e Penalidades de Crimes de Trânsito / Competências Emocionais e Violência no Trânsito”. Na palestra, Barioto expôs os crimes de trânsito previstos nos artigos 302 a 312 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), assim como as alterações nos artigos sobre homicídio culposo no trânsito e crime de participação de corrida em via pública.

No segundo dia (27 – terça-feira) de seminário, o tema abordado foi “Atualização em Legislação de Trânsito”, que teve como palestrante o agente da PRF (7º Delegacia) Marcos Vinícius da Silva. A palestra teve como objetivo informar as mudanças recentes no CTB, como também apresentar algumas curiosidades sobre ele e suas aplicações. Silva também contou a história e objetivos da PRF, além de falar sobre os equipamentos utilizados pela mesma.

Já o último dia (28 – quarta-feira) finalizou a capacitação dos servidores municipais com as palestras sobre “Trânsito: Uma Questão de Saúde Pública – Impactos e Consequências” e “Trânsito e Impacto Ambiental”, as quais foram ministradas pela secretária Municipal de Saúde de Ibiporã, Andrea Stroka, e diretora da pasta, Verônica Sanches, e pelo guarda municipal e coordenador adjunto da Defesa Civil de Londrina, Demerval Anderson do Carmo, respectivamente. Andrea e Verônica explanaram sobre a estrutura da rede de urgência do município de Ibiporã, bem como a do Paraná, apresentando as bases operacionais das centrais do SAMU, do SIATE e do atendimento aeromédico. Já Carmo palestrou sobre a necessidade de os motoristas realizarem a manutenção veicular, como forma de evitar tanto a poluição atmosférica quanto a sonora.

Segundo o diretor do DTRANSITO, Euller Gualberto, “eventos como esse têm o objetivo de capacitar continuamente os servidores municipais de Ibiporã atuantes na área de trânsito, além de promover o estreitamento dos entes pertencentes ao Sistema Nacional de Trânsito, o SNT”.