Planejamento

Publicado em: 13/06/2018 15:16 | Fonte/Agência: Colaboração da Sec. Mun. de Planejamento

Secretaria de Planejamento participa de oficinas de planejamento estratégico

Secretaria de Planejamento participa de oficinas de planejamento estratégico Participantes das Oficinas de Planejamento Estratégico

O Secretário de Planejamento José Roberto de Oliveira, juntamente com os assessores, o economista Juarez Afonso Ignácio e o arquiteto Júlio Dutra, estiveram representando o município de Ibiporã nas Oficinas de Planejamento Estratégico que aconteceu no dia 08 de junho, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Paraná Projetos. O objetivo das oficinas foi identificar as ações estruturantes para o desenvolvimento da região banhada pela Represa Capivara. A equipe mediadora da Paraná Projetos apresentou o Plano de Trabalho para 2018, do contrato de Gestão do Paraná Projetos com o Governo do Estado. As oficinas foram voltadas aos municípios de Porecatu, Florestópolis, Alvorada do Sul, Primeiro de Maio, Sertanópolis, Ibiporã, Sertaneja, Rancho Alegre, Leópolis, Itambaracá, Jataizinho e Santa Mariana, fomentando a integração com o Estado de São Paulo.

A abertura do evento foi no Paranagi, município de Sertaneja, na Estância Punta Del Este e as oficinas aconteceram na Ilha do Sol. Com esta ação o Estado estará levantando os potenciais, deficiência e demandas da região e com isso promover o desenvolvimento da região.

Segundo o secretário José Roberto de Oliveira, a participação no evento foi de grande valia, pois foi uma oportunidade de troca de conhecimentos e interação do que a região oferece no tocante às belezas naturais, equipamentos, e seu potencial turístico.

“Em breve estaremos fazendo a revisão do plano diretor e proporemos a volta da ZT (zona de interesse turístico), para o zoneamento do município, mas como arranjo em grandes áreas para equipamentos turísticos e de lazer, promovendo assim toda a região”, informou Oliveira.

No evento estavam presentes o prefeito de Sertaneja, Jamison Donizete da Silva, a prefeita de Primeiro de Maio, Bruna Casanova, o prefeito de Leópolis, Alessandro Ribeiro, o prefeito de Jataizinho, Dirceu Urbano, o vice prefeito de Alvorada do Sul, Adriano Vertuan, o deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli, o secretário de desenvolvimento urbano Silvio Barros, o assessor de negócios da Fomento Paraná, Luiz Renato Hauly, e o superintendente do Paraná Projetos, Cylleneo Pessoa Pereira, que encerrou as atividades do período da manhã.

A oficina de planejamento participativo é essencial para identificar as melhores ações estruturantes para a região, sendo que o evento contou com o apoio dos técnicos do estado da SEPL, da SEMA, do Águas Paraná, da Paraná Turismo, da Emater, e ainda teve a participação da CTG, IGR de Londrina, UNESP e empreendedores locais.

Nos próximos dias a equipe técnica do Paraná Projetos percorrerá os 12 municípios banhados pela Represa Capivara.