Planejamento

Publicado em: 11/02/2020 18:14 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/NCS/PMI

Ruas de Ibiporã receberão iluminação em LED

Ruas de Ibiporã receberão iluminação em LED Coordenador da equipe elétrica mostra luminária de LED a ser instalada em Ibiporã

A Prefeitura Municipal de Ibiporã está investindo na modernização de seu parque de iluminação pública. Em breve, luminárias de vapor metálico e de sódio instaladas em ruas e avenidas do município serão substituídas por lâmpadas de LED, mais eficientes, econômicas, duráveis, além de proporcionarem mais conforto visual para os usuários das vias públicas. O projeto de revitalização e expansão do sistema de iluminação também contempla a instalação de luminárias de LED Solar em vias sem energia elétrica, e também em novas obras que estão sendo executadas pelo governo municipal, como o Lago Beltrão Park, que contempla uma ciclovia de quase dois quilômetros margeando a linha férrea e iluminação em toda a sua extensão.

Cerca de mil lâmpadas foram adquiridas por meio de licitação, além de postes, fiação e transformadores. O investimento inicial é de R$700 mil custeados pela Contribuição de Iluminação Pública (Cosip), paga pelos consumidores/contribuintes por meio da conta de luz. Segundo o coordenador da equipe elétrica da Secretaria de Obras, Diogo Francisco Perez, lâmpadas de 150 e 250 watts de vapor metálico estão sendo substituídas por luminárias de LED de 80 e 150 watts, respectivamente. “As luminárias são de alumínio injetado, material mais eficiente e resistente a pancadas, possuem vida útil de 50 mil horas e garantia de cinco anos. Nesse prazo, caso ocorra algum problema técnico, o material é trocado gratuitamente”, informa Perez. Atualmente, apenas a Avenida Ibrahim Prudente da Silva, na zona sul de Ibiporã, possui iluminação em LED.

As novas luminárias serão instaladas primeiramente nos bairros com iluminação mais deficitária, tais como Vila Pimenta, Recanto Can Can, Balneário Tibagi e Vila Rural. Posteriormente, serão substituídas as lâmpadas das Avenidas dos Estudantes, Paraná/Santos Dumont (mais de 400 luminárias), marginal da PR-090, no loteamento industrial Nenê Favoretto, Ruas Lions Clube, Claudina de Menezes, Rui Barbosa, Coruja, Manoel Ferreira (fundo de vale) e prolongamento da Alberto Negro.

O parque de iluminação pública de Ibiporã tem cerca de sete mil pontos. De acordo com Perez, caso a iluminação de LED seja eficiente, todas as lâmpadas  convencionais serão substituídas.

Segundo o prefeito João Coloniezi, a utilização da tecnologia em LED “além de proporcionar maior economia e eficiência energética, ajudará na melhor visibilidade do trânsito para pedestres e motoristas e aumento da segurança, pois a luz mais intensa inibe a criminalidade”, pontuou o prefeito.