Educação

Publicado em: 25/02/2021 18:05 | Fonte/Agência: Leonardo Pelisson/NCS/PMI - com informações da Secretaria Municipal de Educação.

Secretaria Municipal de Educação promoverá Avaliação Diagnóstica com os alunos

Protocolo foi disponibilizado pela Secretaria na última quarta-feira (24), encontra-se publicado no site oficial da Prefeitura de Ibiporã e aqui, nesta reportagem.

Secretaria Municipal de Educação promoverá Avaliação Diagnóstica com os alunos Prezando pela aprendizagem efetiva do aluno, pela qualidade do ensino e valorizando o respeito à criança e às suas individualidades.
Divulgação/PMI

Prezando pela aprendizagem efetiva do aluno, pela qualidade do ensino e valorizando o respeito à criança, às suas individualidades e aos resultados positivos, a administração municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação promoverá, durante os primeiros dias do mês de março, a Avaliação Diagnóstica com os alunos da rede municipal de ensino.

A identificação da necessidade de reforço e das defasagens existentes que prejudicam o processo de aprendizagem dos alunos, assim como os pontos fortes do estudante e suas potencialidades, é diagnosticado através desta avaliação que considera os períodos trabalhados nos anos anteriores e que somados, trarão o resultado através desta atividade que será aplicada. Assim, as ações de ensino serão integralmente pautadas para a assertividade do processo educacional.

A avaliação torna-se um processo essencial para o planejamento, assim garante-se que nada seja deixado de lado. As ações pedagógicas e a elaboração dos planos dos professores serão aperfeiçoadas após análise dos dados desta avaliação.

Através desta realização, o professor e/ou educador poderá:
•    efetuar mudanças de rotina que favorecem o aprendizado;
•    estimular a participação através de ações assertivas considerando o perfil e a necessidade de cada estudante;
•    promover através de dinâmicas, a convivência colaborativa entre os alunos;
•    envolver o aluno integralmente no processo de alfabetização para eficaz aprendizagem;
•    respeitar sua individualidade e promover também sua convivência em grupo.

A Avaliação Diagnóstica poderá, por opção do responsável, ser aplicada à criança de forma presencial (seguindo estritamente todas as instruções de segurança e higiene), ou por meio da retirada da atividade na Secretaria. A opção pelo comparecimento do aluno de forma presencial será, exclusivamente, dos responsáveis. Caso opte-se pelo não comparecimento do aluno na instituição de ensino, o pai ou responsável, deverá retirar a avaliação na ESCOLA ou CMEI de seu filho e realizá-la em casa, comprometendo-se a entregá-la no prazo estipulado pela instituição.

Confira o protocolo completo para a aplicação da Atividade Diagnóstica, CLICANDO AQUI.