Educação

Publicado em: 02/02/2024 16:59 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI

Início do Ano Letivo de 2024 em Ibiporã: compromisso, conquistas e inclusão

Ano letivo de 2024 inicia com ênfase na importância da inclusão, capacitação e cuidado integral na educação

O primeiro dia de fevereiro em Ibiporã foi marcado por uma intensa atmosfera de animação, reconhecimento e entusiasmo. O evento de abertura do ano letivo de 2024, realizado ontem (01/02), contou com a participação ativa do Executivo, autoridades locais e regionais, e teve início com a assinatura de importantes medidas voltadas para o fortalecimento da educação no município.

Entre as conquistas apresentadas destacam-se:

1. Nova Gratificação Presença: Alteração na Lei do Abono Regência, reconhecendo o comprometimento dos professores municipais.
  2. Gratificação Capacitação: Projeto de Lei criando a Bolsa Capacitação, destinada aos Profissionais do Magistério, promovendo o constante aprimoramento profissional.
  3. Alteração no Tempo de Experiência: Para o Exercício de Direção, Coordenação e Assessoria Pedagógica, visando valorizar a experiência no campo educacional.
  4. Contratação de Cuidadoras: Autorização para a tramitação da contratação de 25 cuidadoras para o maternal, reforçando o cuidado e atenção às crianças em fase inicial de aprendizado.
  5. Parceria com a UEL: Autorização para tramitação de parceria com a UEL, oferecendo bolsas para o Programa de Mestrado Profissional em Letras, fortalecendo a formação acadêmica dos profissionais da Educação.
  6. Programa de Saúde Mental: Termo de Fomento para apoio psicológico via telemedicina aos servidores da SME, promovendo o cuidado com a saúde mental dos educadores.

Após as assinaturas, a manhã foi marcada pela entrega de premiações às escolas e CMEIS que se destacaram no Índice de Desenvolvimento nas Escolas Municipais (IDEM), consolidando a excelência da educação em Ibiporã.

LANÇAMENTO OFICIAL – Programa Educacional de Fortalecimento A Inclusão com Cooperação e Amor

Na parte da tarde, o Cine Teatro Padre José Zanelli foi palco do lançamento oficial do Programa Educacional de Fortalecimento A Inclusão com Cooperação e Amor - Programa FICA. Este programa representa um avanço significativo para a cidade, reforçando o compromisso com uma abordagem educacional humanizada e inclusiva.

Novas ações e compromissos foram oficializados, incluindo instruções normativas para uma educação antirracista, atendimento domiciliar a alunos com afastamento médico, e suporte aos alunos inclusos e da educação especial. apae - apadevi - amai e apasi

Destacam-se também parcerias com entidades como APAE, APASI, AMAI e APADEVI, visando a promoção da inclusão e acessibilidade. A assinatura de convênios para contratação de profissionais de apoio escolar e a realização de ações como triagem auditiva e cursos de LIBRAS para os servidores municipais fortalecem o compromisso com a educação inclusiva.

O evento encerrou-se com uma apresentação técnica do Programa FICA, conduzida pelos responsáveis em parceria com a FAUEL, seguida por uma palestra da renomada Ingrid Auséc sobre o tema "Chegou um aluno com TEA, e agora?".

Um encerramento em grande nível formativo, refletindo o compromisso de Ibiporã em fazer a diferença no presente para colher resultados positivos nas gerações futuras.

IDEM – 2024

EDUCAÇÃO INFANTIL

Turma com Menor Porcentagem de Alunos Pré Silábicos

CmeiProfª Vanda Lucia Aparecida Alves Figueiredo