Publicado em: 20/03/2012 09:48

Futebol

Futebol     Futebol

O goleiro ibiporaense Luiz Fernando Santos, 29 anos, sagrou-se, na semana passada, campeão da segunda divisão do Irã e garantiu o acesso do seu time, o Aluminium Hormozgan, à primeira divisão da Azadegan League, a liga local. O título veio com quatro rodadas de antecedência, com vitória do Aluminium por 3 a 0, jogo em que Fernando defendeu um pênalti, conforme contou à sua família pela internet.

O goleiro está há três temporadas no clube e terá, pela primeira vez, a oportunidade de disputar a divisão principal do País, que até o ano passado era exclusiva para goleiros nascido no Irã.

TRAJETÓRIA

Fernando é nascido em Ibiporã e começou no futsal, no Grêmio Londrinense. Treinou depois futebol no Colégio Olavo Bilac (Ibiporã) e na Escolinha do Nichika. Em 1998, o técnico Jayme Lino, de Ibiporã, foi convidado pelo Clube Atlético Londrinense (CAL) para montar um time Sub-17 para o Campeonato Regional Juvenil e chamou Fernando para ser o goleiro. "Fiquei por uns seis meses no CAL e depois fui para a Portuguesa Londrinense, para assumir o juvenil da Lusa no Campeonato Paranaense. O Fernando foi o único atleta do CAL que foi comigo para a Portuguesa.

Jogando pela Lusa, aos 16 anos chamou atenção de um olheiro do Vasco (RJ). "Fui comprado pelo time carioca e fiquei lá por quatro anos. Após conhecer o Alemão (ex-jogador da seleção brasileira e hoje empresário), fechei contrato com ele e comecei a defender outros clubes", conta Fernando, citando Ituano-SP, Caldense-MG, Tupi-MG, América-MG e o Londrina Esporte Clube.

O LEC acabou sendo a sua porta de saída do País. Em 2009, aos 27 anos, enquanto jogava a 1º divisão do Campeonato Paranaense, Fernando teve visibilidade e foi contratado pelo Aluminium, numa intermediação feita, segundo ele, pelo ex-presidente do LEC, Célio Guergoletto. A partir daí, iniciou carreira no Oriente Médio.

Fernando, como é conhecido pelos amigos em Ibiporã, mora na cidade de Bandar Abbas, Estado de Hormozgan. "Desde pequeno mostrava muita qualidade como atleta. É mais um atleta da cidade que nos enche de orgulho, levando o nome de Ibiporã aos quatro cantos do mundo. Vamos revê-lo e parabenizá-lo em abril, quando vier passar as férias na nossa cidade", afirmou seu ex-técnico Jayme Lino, agora secretário municipal de Esportes.