Publicado em: 24/09/2009 13:45

Inaugurado o Laboratório de Costura Industrial

Inaugurado o Laboratório de Costura Industrial Inaugurado o Laboratório de Costura Industrial

Graças a uma iniciativa da Prefeitura, dezenas de mulheres e homens de Ibiporã receberão formação gratuita para aprender uma profissão promissora, com grande demanda de vagas no mercado de trabalho.
   Para esses trabalhadores é que foi concebido o Laboratório de Costura Industrial, um projeto do governo municipal que visa qualificar pessoas que estão em busca de capacitação para o emprego ou precisam aumentar a renda familiar.
   O laboratório foi inaugurado no último dia 21, no Centro de Qualificação Profissional (CQP), mantido pela Prefeitura para os cursos da Secretaria Municipal do Trabalho. O laboratório conta com 20 máquinas e irá capacitar já de imediato 60 costureiras, divididas em três turmas de 20 alunos cada (de manhã, à tarde e à noite).
   De acordo com o prefeito José Maria, o curso integra a política de qualificação de trabalhadores da sua Administração, “com foco na empregabilidade e no empreendedorismo, visando o resgate social por meio do trabalho e da geração de renda.”
   A cerimônia foi muito concorrida, reunindo no CQP mais de 300 pessoas, entre trabalhadores, autoridades e lideranças comunitárias. Estiveram entre os presentes o deputado federal Luiz Carlos Hauly, o gerente regional do Senac, Sidney de Oliveira; o coordenador técnico do Senai/Londrina, Roberto de Oliveira; o diretor do Instituto Federal do Paraná (IFET), Gilson Moraes; os gerentes da Caixa Econômica Federal em Ibiporã, Viviane Barcala Gonçalves e Rogério Wilens; o prefeito José Maria e a primeira-dama Eliana Eik Borges Ferreira, a vice-prefeita Sandra Moya, os vereadores João Coloniezi, Maria do Sindicato, Mari e Carlos Pauletti, além de secretários municipais.

AGRADECIMENTOS
   A secretária do Trabalho, Lourdes Narcizo, fez vários agradecimentos, um especial ao diretor da Fundação Cultural, Julio Dutra, e à secretária de Cultura, Sandra Moya, que colocaram a estrutura da sua Secretaria para o sucesso do evento.
   Agradeceu ainda ao prefeito “pela atenção dedicada aos trabalhadores, acolhendo nossas idéias, reconhecendo a necessidade de investimento neste espaço de qualificação de mão-de-obra”. Foram mais de R$ 30 mil em máquinas, equipamentos e instalações, lembrou Lourdes. Ela agradeceu ainda aos vereadores, que votaram a favor da aquisição das máquinas de costura.
   Lourdes ressaltou que essas ações seguem orientações através das parcerias mantidas pela Prefeitura com o Sistema S (Senai, Senac, Senat, Senar e Sebrae)
   A secretária do Trabalho ressaltou que o Curso de Costura Industrial traz em seu currículo não apenas o treinamento para operar uma máquina. “É muito mais do que isso. Traz conhecimento tecnológico do funcionamento, informações teóricas da tecnologia têxtil, normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), ética profissional, conteúdos de empregabilidade, módulos de empreendedorismo, e no final, orientações para associativismo para aquelas que se interessarem.”