Publicado em: 29/10/2012 08:45

“Janelas da Vida” abre as comemorações pelos 65 anos de Ibiporã

“Janelas da Vida” abre as comemorações pelos 65 anos de Ibiporã “Janelas da Vida” abre as comemorações pelos 65 anos de Ibiporã

A apresentação da peça “Janelas da Vida”, do grupo de teatro “Doce Idade”, do Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Ibiporã, abre as comemorações pelos 65 anos do município. O espetáculo será neste domingo (04/11), às 20h30, no Cine Teatro Pe. José Zanelli, com entrada gratuita.

A peça é a primeira montagem do grupo da terceira idade que frequenta as oficinas de teatro da Fundação Cultural de Ibiporã (FCI). O texto é do próprio grupo, formado por 15 integrantes, com adaptações do diretor Leander Lincoln. “Valorizamos as histórias pessoais, experiências cotidianas e o talento artístico dos alunos”, explica Lincoln. Em cena, a vizinha que recita poemas e orações, a senhora que gosta de cantar e tocar violão, a dançarina, a comerciante, a artesã, a fofoqueira. Amores e desamores, recordações de infância, a descoberta de talentos e histórias de fé são contados com boa dose de humor.

De acordo com Lincoln, os ensaios começaram em junho e a estreia ocorreu em setembro. “Foi muito gratificante resgatar os talentos individuais e a riqueza e beleza das experiências de vida dos alunos. Embora tenham se apresentado apenas duas vezes, o grupo já se mostra seguro e coeso”, elogia o diretor. “O projeto vem dando bons frutos e tem o objetivo de fazer com que os idosos tenham uma atividade diferenciada e mostrem o seu talento e riqueza de conhecimento aos mais jovens”, argumenta o secretário municipal de Cultura e Turismo e diretor da FCI, Júlio Dutra.

A aposentada Vilma Santos reza e conta uma história da infância no palco. “Havia feito apenas participações em peças religiosas na igreja. Está sendo maravilhoso trabalhar com este grupo. Os diretores também nos valorizam muito. Eu vibro demais cada vez que piso no palco”, comenta Vilma.
 A pensionista Ruth Tadei interpreta, toca violão e canta uma música de Raul Seixas na peça. “Não tenho talento para trabalhos manuais. Mas coloca um violão na minha mão que faço a festa. A oportunidade está sendo maravilhosa”, afirma Ruth, que frequenta o CCI há 10 anos. Ela acrescenta que o teatro também a tem ajudado a driblar a timidez.

A última apresentação de “Janelas da Vida” este ano será no encerramento do 8º Festival de Teatro de Ibiporã (Festibi), dia 23 de novembro.
“Janelas da Vida” tem direção de Leander Lincoln e Eduardo Tomazini e direção artística de Júlio Dutra.

Elenco: Inês Gimenes, Vilma Santos, Terezinha Eulália, Lurdes Lima, Ruth Tadei, Ivone Motta, Maria Aparecida Santos, Neusa Cruz, Odete Marquezette, Otília Cordeiro, Juversina de Oliveira, Sebastião Tirado e Paulo Moreto. Participação especial de Antônio Raimundo e Rosendo Borges. A peça é uma produção da Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e Fundação Cultural.