Tecnologia da Informação

Publicado em: 29/01/2013 12:10 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação - PMI

Ibiporã adere ao projeto “Cidades Digitais” do Ministério das Comunicações

Ibiporã adere ao projeto “Cidades Digitais” do Ministério das Comunicações Ibiporã adere ao projeto “Cidades Digitais” do Ministério das Comunicações

Aconteceu nesta terça-feira, 29, em Brasília, durante o Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas, a cerimônia de assinatura do termo de adesão de Ibiporã ao projeto “CIDADES DIGITAIS” do Ministério das Comunicações.

Estiveram lá para a assinatura do termo de cooperação técnica o prefeito José Maria, o diretor do Departamento de Tecnologia da Informação (TI), Júnior Aliano, e a secretária de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Lygia Puppatto.

Apenas oito cidades no Paraná, incluindo Ibiporã, foram selecionadas para o programa do Ministério das Comunicações, que classificou 80 municípios no Brasil.

Segundo o prefeito José Maria, Ibiporã foi selecionada por atender aos rígidos critérios do Ministério, porque já tem concretizado ações para a inclusão digital e porque comprovou deter toda capacidade gerencial e técnica para desenvolver o projeto.

O projeto Cidades Digitais prevê a implantação de infraestrutura entre os órgãos públicos, a instalação de aplicativos de governo eletrônico para gestão dos setores financeiro, tributário, de saúde e educação. Também inclui a capacitação de servidores públicos no uso dos aplicativos e da rede e a instalação de pontos de acesso livre e gratuito à internet para a população.

A assinatura deste termo com o Ministério das Comunicações vem se somar a outras ações da atual administração que estão elevando Ibiporã à condição de CIDADE DIGITAL, tais como o intenso investimento em equipamentos para modernização da administração pública, a instalação de dezenas de lousas digitais nas escolas municipais, além da abertura do sinal de internet gratuita na cidade.

O evento foi aberto pela presidenta Dilma Rousseff e contou com as presenças de ministros e de prefeitos de todo o Brasil. O prefeito José Maria foi escolhido para falar em nome dos 80 municípios selecionados.

O prefeito continuará em Brasília nos próximos dias para manter contato com outros setores do Governo Federal e assim articular aprovação de outros projetos para Ibiporã.