Tecnologia da Informação

Publicado em: 30/01/2013 11:03

Paraná tem Ibiporã e mais sete municípios no Projeto Cidades Digitais

Paraná tem Ibiporã e mais sete municípios no Projeto Cidades Digitais Paraná tem Ibiporã e mais sete municípios no Projeto Cidades Digitais

Publicada na Folha de Londrina de 30/01/2013, quarta-feira

Paraná tem oito municípios no Projeto Cidades Digitais

Os prefeitos dos 80 municípios selecionados no ano passado para o Projeto Cidades Digitais, do Ministério das Comunicações (Minicom), assinaram um acordo de cooperação para a implantação do projeto. Serão os primeiros municípios a participar do programa e oito deles estão no Paraná (veja quadro). As empresas que irão implantar a rede de fibra ótica já avaliaram a infraestrutura disponível e as condições de cerca de 50 cidades. Um projeto executivo deverá ser apresentado até fevereiro e em seguida começa a implantação da rede de fibra ótica e o início da operação do programa nos municípios. A previsão é que o processo seja concluído até o fim de 2013.

Ibiporã foi uma das cidades selecionadas e o diretor do Departamento de Tecnologia da Informação (TI) do município, Junior Frederico Aliano, disse que a empresa licitada para implantar a rede no município já começou a trabalhar. "A integradora vai interligar um anel com dez prédios e dez quilômetros de extensão. Todas as secretarias que estão fora da sede vão ser interligadas." Para esta primeira etapa, serão direcionados a Ibiporã um aporte de cerca de R$ 500 mil, afirmou Aliano, "sem nenhuma contrapartida do município".

O Minicom também anunciou ontem que o edital para a seleção de mais 200 cidades no projeto Cidades Digitais será aberto em fevereiro. Cerca de R$ 100 milhões serão destinados este ano ao projeto, que passará a fazer parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O projeto Cidades Digitais prevê a implantação de infraestrutura entre os órgãos públicos, a instalação de aplicativos de governo eletrônico para gestão dos setores financeiro, tributário, de saúde e educação. Também inclui a capacitação de servidores públicos no uso dos aplicativos e da rede e a instalação de pontos de acesso livre e gratuito à internet para a população.

Segundo a articuladora do movimento Nós Podemos Paraná, da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Fernanda Favoratto Martins Butenas, existem hoje no Paraná 41 cidades digitais com ações como disponibilização de sinal de internet à população ou interligação dos órgãos do governo.

"São cidades digitais constituídas através de leis municipais", explica José Marinho, diretor da empresa RCD - Sistemas de Comunicação, que agora mantém um portal na internet com o intuito de integrar cidades que tenham ou querem ter uma iniciativa de cidades digitais.

Para ele, disponibilizar o sinal de internet para a população já deixou de ser inclusão digital para se tornar inclusão social. "Quem não tem acesso à internet hoje está excluído do que acontece no mundo."

"Quando se fala em distribuir sinal de internet à população, isso não caracteriza o conjunto que o governo entende hoje por cidade digital. Ano passado o governo instituiu o projeto onde ele vai bancar 80, agora 200 cidades, que com certeza vão ser mais aprimoradas devido à fonte de recursos. Mas se somarmos os 5,6 mil municípios do Brasil, o pouco que elas fazem, por mais modesto que seja, é melhor do que nada", continua.

Segundo Marinho, que já participou de programas no Paraná ligados ao Cidades Digitais, ainda é tímido o número de cidades digitais no Estado, mas trata-se de um avanço, se for levado em conta que dois anos atrás eram apenas 20. "A tendência é que isso cresça."

Mie Francine Chiba
Reportagem Local