Agricultura

Publicado em: 21/02/2013 15:59

Prefeitura construirá três novas pontes de acesso aos bairros

Prefeitura construirá três novas pontes de acesso aos bairros Prefeitura construirá três novas pontes de acesso aos bairros

Os moradores dos Conjuntos Afonso Sarábia e Pedro Morelli e os futuros proprietários das mais de 1.000 casas populares que estão em construção naquela região da cidade terão três pontes grandes de acesso aos seus bairros.

Serão novas pontes mais longas, que não sofrerão mais com as chuvas, como ocorreu no mês passado, quando a ponte do Afonso Sarábia cedeu com as chuvas e foi interditada. Como medida emergencial para atender os moradores, foi feita uma ponte de madeira ao lado, mas que não comporta veículos acima de 6 toneladas. Uma nova, mais robusta e de concreto será construída.

PONTE DO PEDRO MORELLI

Enquanto isso, a administração municipal está executando a nova ponte do Conjunto Pedro Morelli, que também dá acesso aos novos bairros. A obra foi iniciada dia 28 de janeiro e tem prazo de execução de 60 dias. A empresa que a está executando é a MAS Engenharia e o valor da licitação é de R$ 106 mil. A ponte terá um vão livre de 8 metros para permitir maior vazão de água do Córrego Forquilha.

NOVA PONTE DO AFONSO SARÁBIA

O prefeito José Maria anunciou ontem (19) que a Prefeitura irá licitar, em regime de urgência, a construção de uma nova ponte de acesso ao Conjunto Afonso Sarábia. "Será uma ponte grande, mais larga, para permitir a passagem de grande volume de água em dias de chuva intensa, resolvendo definitivamente a situação no local para que a Prefeitura e os moradores não tenham mais transtornos.

O secretário municipal de Obras, engenheiro Paulo Sérgio Victor, explicou que ficaria inviável financeiramente a recuperação da ponte atual, que cedeu com as chuvas no final de janeiro e está interditada.

A administração fez um estudo visando recuperá-la com o auxílio de um guindaste para levantar a estrutura de concreto, que não estava danificada, e reconstruir as cabeceiras. Porém, se verificou que essa alternativa seria mais dispendiosa do que construir uma nova ponte.

"Avaliamos que ficaria mais barato e melhor demolir essa ponte e aproveitar as vigas principais para podermos utilizar em outro local. Vamos construir uma nova ponte bem maior que comportará o tráfego de qualquer tipo de veículo, incluindo caminhões pesados. Com isso, os moradores daquela região terão duas pontes de excelente qualidade dentro de aproximadamente 60 dias. Esperamos que o tempo (chuva) nos ajude durante o período de obras", afirmou o secretário.

PONTE DE ACESSO AO JAMIL SACCA

O prefeito José Maria anunciou que, posteriormente, a Prefeitura construirá ainda uma terceira ponte na região, que dará acesso ao novo Conjunto Jamil Sacca, que terá 496 casas. Ela substituirá a ponte estreita que liga a Avenida Ibrahim Prudente à estação de captação do Aquífero Guarani e não comporta trânsito pesado. "Com esta, serão três pontes (sobre o Córrego Forquilha) e estamos programando ainda mais uma para poder fazer o anel de avenidas que planejamos para aquela área da cidade", anunciou o prefeito.