Publicado em: 04/04/2013 13:49

Comitê Gestor da Microempresa solicita instalação de agência da Junta Comercial em Ibiporã Comitê Gestor da Microempresa solicita instalação de agência da Junta Comercial

O Comitê Gestor da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte entregou na segunda-feira (1º) ao prefeito José Maria Ferreira proposta de parceria a ser celebrada entre a Associação Comercial e Empresarial de Ibiporã (Aceibi), Prefeitura e Junta Comercial do Paraná (Jucepar) para viabilizar um ponto de atendimento da autarquia em Ibiporã.

A Junta Comercial é um órgão registrador de documentos. Nela são registrados contratos sociais, livros, balanços, documentos. O custo na Junta Comercial é menor que o custo no Cartório e ela atende tanto pessoas jurídicas, quanto físicas.

Segundo a presidente do Comitê e secretária municipal do Trabalho, Lourdes Narcizo, alguns membros visitaram a agência da Junta Comercial em Cambé e, em conversa com a secretária municipal do Desenvolvimento, Lourdes Aparecida Manfre Maçolla, se informaram sobre os trâmites necessários para a instalação de uma agência regional em Ibiporã. “Sala com acessibilidade, nomeação de funcionários concursados e a obrigatoriedade de funcionar na Aceibi são alguns dos pré-requisitos exigidos”, informou Lourdes.

De acordo com a secretária, esta é uma reivindicação antiga da cidade. “Tomamos esta bandeira porque a Junta Comercial desburocratiza o processo de abertura e fechamento de empresas , é uma praticidade para contadores e empresários, para a própria Associação  Comercial  no que se refere ao aumento de arrecadação e,  por fim,  para o desenvolvimento sustentável, uma vez que parcela de recursos que até então ficavam com Londrina, permanecerão no próprio município”, argumentou a secretária. O custo para abertura de firma e alterações é de R$66,31 e o registro de livro é de R$ 18,00.

O vice-presidente da Aceibi, Leopoldo Frederique Semprebom, informou que no dia 12 de abril enviará representantes do Comitê a Curitiba para, juntamente com o prefeito José Maria, tratar pessoalmente com o presidente da Junta Comercial do Paraná, Ardison Naium Akel, sobre  a necessidade de instalação da unidade da Jucepar em Ibiporã. “Além de facilitar o registro, regularização e alterações na vida das pessoas jurídicas, a vinda de uma agência da Junta Comercial faria de Ibiporã um polo regional na prestação de serviço, visto que também atenderia as empresas de Jataizinho, Sertanópolis, Alvorada do Sul e Primeiro de Maio”, justificou o prefeito José Maria Ferreira.

Participaram da reunião com o prefeito a presidente do Comitê e secretária municipal do Trabalho, Lourdes Narcizo, o agente de desenvolvimento Adaueber de Paula Rodrigues, o vice-presidente da Aceibi, Leopoldo Frederique Semprebom, o vice-presidente administrativo, Mohamad El Kadri, o vereador Roberval dos Santos, o gerente dos Correios Fernando de Abreu Paulino e a agente de desenvolvimento Lilian Mara Govea.