Publicado em: 17/04/2013 10:16

Palestra reúne interessados em Economia Solidária e Cooperativismo

Palestra reúne interessados em Economia Solidária e Cooperativismo Palestra reúne interessados em Economia Solidária e Cooperativismo

A Administração Municipal, através da Secretaria Municipal do Trabalho - Divisão de Economia Solidária promoveu palestra informativa na tarde de nove de abril, no Auditório dos Pioneiros (Antiga Estação Ferroviária), com o tema “A Organização de Associações e Cooperativas de Trabalhadores de Acordo com os Princípios da Economia Solidária”. Por um período de duas horas o professor Sinival Osorio Pitaguari, coordenador da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Solidários (INTES) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) falou com muita propriedade sobre vários aspectos.

O palestrante abordou o tema desde a sua origem na década de 80, quando trabalhadores de empresas extintas passaram a administrar massas falidas sob os princípios de cooperação e solidariedade onde dividiam tudo em comum. Reforçou as diferenças entre empreendimentos capitalistas e solidários mostrando que a Economia Solidária pode ser uma alternativa viável no combate às desigualdades de distribuição de renda capaz de proporcionar ganhos até maiores que os ofertados pelo mercado formal na perspectiva do capitalismo selvagem.

Participaram da palestra as costureiras membros do Centro do Trabalho da Mulher (CTM), produtores rurais da Associação dos Produtores de Leite - em fase de implementação -, Antonio Carlos Ullbrich, extensionista Agrícola da Emater de Ibiporã, Tomás Falkowski, secretário da Agricultura, artesãs da Associação do Centro do Artesanato e servidores municipais da Assistência Social e Trabalho que desenvolvem políticas públicas nessa área.

Sinival é pesquisador nesta área e informou aos presentes sobre a mudança na legislação que chega para melhorar a forma de constituição de uma cooperativa. “Isso muito nos interessa, pois facilitará para que possamos formalizar a cooperativa do CTM”, afirmou Lourdes.  Tomás e Antonio Carlos também avaliaram como positiva a mudança da Lei. “Os produtores de leite estão há aproximadamente 10 anos batalhando para por em funcionamento sua cooperativa, tanto que o presidente solicitou que fossem feitos outros encontros como este”, comentaram. No dia seguinte à palestra, o professor Sinival encaminhou arquivos com a nova lei.

Pitaguari colocou-se à disposição da Secretaria do Trabalho, Emprego e Economia Solidária para orientação e implantação da Cooperativa de Costura, de Leite e de Produtores da Agricultura Familiar na questão burocrática, documental, estatutária através de consultoria gratuita. Elogiou muito o trabalho da Administração José Maria Ferreira em todas as áreas informando que há algum tempo já havia projetado algo parecido para Londrina, contudo, não fora idealizado.