Publicado em: 21/05/2013 13:31

Café com pioneiros ligados à Estação Ferroviária

Café com pioneiros ligados à Estação Ferroviária Café com pioneiros ligados à Estação Ferroviária

O evento integrou a programação da Semana Nacional dos Museus em Ibiporã, que iniciou na segunda, dia 13, e se encerra neste domingo (19), com a apresentação da peça “Filhote de Espantalho”, às 15 horas, no Museu do Café.

O local do encontro de sexta-feira não poderia ser mais apropriado: o próprio prédio da estação, que foi totalmente recuperado e restaurado pelo governo municipal, com recursos do governo federal, através do Ministério do Turismo, e entregue à comunidade em abril de 2012. Graças a este empenho e o devido cuidado com a recuperação do patrimônio e da memória local por parte da administração municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura, a estação ferroviária é hoje um dos pontos preferidos de visitação de turistas, escolas e pesquisadores.

Participaram deste café da tarde familiares de três ex-funcionários da Estação Ferroviária, que tiveram um momento de bate-papo com os presentes, relembrando importantes histórias ligadas à estação de Ibiporã:

- a sra. Yvonne Jorge Jacob, 70 anos, esposa do ex-chefe e telegrafista da estação nas décadas de 50 a 70, Joaquim Pedro Jacob, que trabalhou 26 anos na estação de Ibiporã;
- sra. Tereza Furtado, 68, esposa de Célio Bulitini, que era telegrafista;
- sra. Lourdes Sípoli Lozan, 83, cujo pai, Antônio Sípoli, era engenheiro da estrada de ferro e a partir de 1940, quando a família se mudou para Ibiporã, trabalhou na manutenção dos trilhos e dormentes da ferrovia na região. Dona Lourdes tem ainda um irmão que trabalhou como telegrafista da estação de Ibiporã. O avô dela, trabalhou na construção da estrada de ferro, de Cambará a Londrina – a obra iniciou em 1929 e a ferrovia chegou a Londrina em 1934.