Tecnologia da Informação

Publicado em: 28/05/2013 14:00

Profissionais de saúde passam por capacitação na área de informática

Profissionais de saúde passam por capacitação na área de informática Profissionais de saúde passam por capacitação na área de informática

Setenta e seis servidores, entre médicos, odontólogos, auxiliares de enfermagem, auxiliares de odonto e administrativos, das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Serraia, Bom Pastor, Vila Esperança, Vila Kennedy, Taquara, Pérola, Centro de Saúde, Centro de Referência em Especialidades Médicas (CREMI) e dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) Infantil e Adulto participaram na semana passada de uma capacitação sobre as rotinas informatizadas que estão sendo implantadas nas UBSs de Ibiporã.

Segundo o diretor de Tecnologia da Informação da Prefeitura, Junior Aliano, a capacitação dos servidores dá continuidade ao projeto da administração municipal de informatização das UBSs, iniciada em 2010, na unidade do Jardim San Rafael. Foram comprados 29 computadores e 15 impressoras para complementar a estrutura já existente nos postos de saúde. Os postos do Conjunto Henrique Alves Pereira, Jardim Pérola e Vila Esperança foram recém-informatizados.

O Centro de Referência em Especialidades Médicas (CREMI) também já trabalha com o sistema de gerenciamento de saúde. "As próximas unidades a serem informatizadas são o Centro de Saúde e a do Jardim Bom Pastor. A nossa meta é que até o final do ano todos os postos de saúde estejam totalmente informatizados, inclusive com computadores em todos os consultórios médicos", afirmou Aliano.

De acordo com o diretor de TI, a medida visa dar mais agilidade e segurança nos atendimentos. "Com a informatização, a gestão das unidades será facilitada, unificando o cadastro dos pacientes, cujos dados poderão ser acessados em qualquer UBS, decretando, desta forma, o fim dos prontuários de papel", explicou Aliano. Além do prontuário eletrônico, as novas tecnologias permitirão que todas as receitas, pedidos de exames, encaminhamentos, atestados médicos, entre outros procedimentos, sejam realizados pelo computador.

O vereador Marcos da Ambulância foi convidado a acompanhar esta etapa da capacitação dos servidores e informatização das UBSs, pois no início do ano fez um pedido de informação sobre a utilização dos prontuários eletrônicos e instalação dos computadores nos postos.