Publicado em: 14/06/2013 10:36

Secretaria conhece exemplo do turismo de Barcelona

Secretaria conhece exemplo do turismo de Barcelona Secretaria conhece exemplo do turismo de Barcelona

Com o objetivo do conhecer as alternativas de desenvolvimento turístico que deram certo em outras cidades, o secretário municipal de Cultura e Turismo de Ibiporã, Julio Dutra, e funcionários da Secretaria estiveram em Londrina nesta quinta-feira (13/6), a convite do Sebrae, para conhecer as ações que serão iniciadas no programa Paraná MICE, que visa o desenvolvimento do turismo de eventos no Estado.

A sigla MICE (Meetings, Incentives, Congresses and Exhibitions) designa eventos criados para atrair novos públicos à cidade, diferentes daquele turista que já procura a região em razão dos atrativos que ela possui (como recursos naturais, elementos históricos ou arquitetônicos). E é isso que querem o Sebrae e as entidades que estão liderando o Paraná MICE: criar novos eventos no Estado para atrair outros turistas e mais negócios.

Participaram da apresentação do programa o diretor de Operações do Sebrae-PR, Julio César Agostini, de Curitiba; e o gestor de turismo do Sebrae Londrina, Sérgio Ozório.

IBIPORÃ

Ibiporã já é um destino turístico do Norte do Paraná, participando da Rota do Café desde 2010, lembra o secretário Julio Dutra. “Estamos buscando agora desenvolver mais o turismo local, aproveitando o potencial natural que já temos (como é o caso do Rio Tibagi) e para isso queremos atrair investimentos privados”, afirmou.
   Ele acrescenta que a participação de Ibiporã é importante neste processo de desenvolvimento do turismo regional. “Em breve Ibiporã terá seu Plano Municipal de Turismo. Por ser próxima a Londrina e ter diferenciais culturais, com certeza Ibiporã pode ser um grande atrativo para visitantes.

O CASO BARCELONA

Para apresentar um modelo de sucesso em turismo de eventos, O Sebrae trouxe um integrante do Comitê Executivo que participa da divulgação de Barcelona como destino turístico: Ángel Díaz, presidente da consultoria ALS – Advanced Leisure Services.
   Para o espanto de todos, ele apresentou que, em apenas 20 anos, Barcelona quadruplicou o número de seus visitantes em razão do plano de desenvolvimento do turismo de eventos que foi implementado na cidade em 1993: o número pulou de 1,7 milhão de pessoas por ano em 1990, para 7,4 milhões/ano em 2012. E um detalhe: destes, 75% são turistas internacionais, ou seja, que deixam mais dinheiro na cidade.
   Com isso, Barcelona se tornou também o 3º maior destino turístico da Europa, ficando atrás somente de Paris e Londres, e é hoje o 3º maior destino de cruzeiros marítimos do mundo.
   Para se chegar a esse sucesso teve que haver planejamento e investimento, iniciado em 1993 em função das obras de infraestrutura que foram deixadas pela realização dos Jogos Olímpicos de 1996.

GOVERNO E SETOR PRIVADO

O governo municipal, entidades de fomento e a Câmara de Comércio estabeleceram uma parceria público-privada (PPP) e fizeram um aporte inicial, em 1993, de 2 milhões de euros (sendo 1 milhão do poder público e 1 milhão do setor privado) para a criação do Plano de Desenvolvimento Turístico de Barcelona.
   Esse plano teve intervenções do poder público na legislação municipal, criando incentivos para mudanças nos prédios em algumas regiões da cidade, revitalizou-se toda a região portuária, que estava degradada, e foram construídos novos espaços públicos e hotéis em áreas que antes não eram visitadas. Hoje Barcelona tem 352 grandes hotéis, em comparação com apenas 118 que tinha em 1990.