Publicado em: 17/06/2013 10:28

Olhar moderno da Administração sobre qualificação faz com que homens apostem em novas áreas Olhar moderno da Administração sobre qualificação faz com que homens apostem em novas áreas

Estereótipos existem em diversas áreas da vida social, no entanto, no campo profissional, em Ibiporã, através do empenho da Administração Municipal, muitas pessoas têm deixado essas imagens padronizadas de lado e desfrutado dos benefícios de se fazer aquilo que gosta.

Exemplo deste desprendimento vem do curso de auxiliar de cabeleireiros, oferecido pela Secretaria do Trabalho. Não apenas mulheres, mas também homens freqüentam as aulas, realizadas de segunda a sexta-feira, no Centro de Qualificação.

Para o carioca e professor de Jiu-Jitsu, Alex Sandro Oliveira de Queiroz, a oportunidade de fazer o curso do Pronatec veio em um momento mais que propício. “Eu fiquei sabendo do curso e quase não acreditei que era verdade. Um curso de qualificação deste nível, gratuito, e ainda recebo uma ajuda de custo para vir à aula. É incrível! Agarrei a oportunidade na hora!”, conta.

O segurança José Newton Rodrigues concorda com o colega. “Eu gosto de trabalhar com pessoas e tenho vontade de ter meu próprio negócio e esse curso oferecido pela Prefeitura está me dando esta oportunidade de me profissionalizar, para, no futuro, ter meu salão. Eu estou aproveitando a chance”, comenta.

Mas será que os homens têm habilidade para executar trabalhos tão detalhistas como cortar cabelo, ou fazer uma escova? A instrutora do curso, Camila Calisto, garante que sim. “A turma toda é muito aplicada e os homens têm me surpreendido pelo empenho. Eles prestam muita atenção, se dedicam bastante e trazem sempre perguntas novas”, assegura.

Quebra de paradigmas

Nas aulas, os alunos aprendem como lavar cabelos, fazer escova, alguns tipos simples de corte e até alguns procedimentos químicos. Os homens da turma afirmam que além de se sentirem muito bem consigo mesmos na escolha que fizeram, têm sido bem acolhidos pelas esposas e pelas colegas de classe. “Aqui todo mundo se trata com muito respeito. Hoje não tem mais isto de separar mulher de homem. Tanto mulheres quanto homens têm que fazer o que gostam, porque assim é possível subir na profissão e mudar de vida”, afirmam.

A secretária do Trabalho, Lourdes Narcizo, também defende que estes paradigmas não existem mais. “Já tivemos aqui mulheres fazendo curso de eletricista, azulejista, da mesma forma que temos homens fazendo curso de costura e de cabeleireiro. Para nós, enquanto administração municipal, é satisfatório ver que estamos modernizando a visão da profissão na sociedade. É uma quebra de paradigma muito legal, que acaba com o preconceito”, afirma Lourdes.

Queiroz lembra que não é em todo lugar que existe esse respeito pelas escolhas do outro. “Lá no Rio, as pessoas tinham um pouco de preconceito com isto de homem em profissões que são mais dominadas pelas mulheres. Já aqui, mesmo sendo um professor de JiuJitsu, posso fazer tranquilo um curso de cabeleireiro. As pessoas acolhem e entendem melhor; prova disto é que a prefeitura apoia e oferece essa oportunidade e que homens e mulheres são livres para escolherem o curso que quiserem e se profissionalizarem”.

A Secretária Municipal de Trabalho, Lourdes Narcizo, explica que o objetivo da administração municipal, por meio da Secretaria do Trabalho, é criar condições para que as pessoas, sejam elas homens ou mulheres, saiam da informalidade e se profissionalizem. “Por determinação do prefeito José Maria, nossa secretaria oferece ao trabalhador uma oportunidade de profissionalização, tirando-o da informalidade. Além disso, oferecemos a oportunidade de ele se tornar um  empreendedor individual, pois nós temos o Banco do Empreendedor. Há ainda o acompanhamento, por meio do Sebrae, para que eles tenham mais capacidade de gerenciamento e gestão de seu próprio negócio”, explica a secretária.

Educação profissional

Referência no quesito qualificação profissional, a Secretaria Municipal de Trabalho vem desenvolvendo ações com base na qualificação profissional, de apoio ao empreendedor individual e da orientação da formalização do trabalhador, como destacou Lourdes.

“A administração municipal está muito empenhada e nós, enquanto secretaria, nos preocupamos com o trabalhador em todo o seu aspecto. É muito gratificante poder interferir positivamente na vida das pessoas. Essas ações coordenadas que a secretaria e a administração fazem têm mudado o panorama de Ibiporã e a vida do ibiporaense e das pessoas que escolheram Ibiporã para viver”, ressalta Lourdes Narcizo.

Cursos do Pronatec em Ibiporã

O curso de auxiliar de cabeleireiros faz parte do Pronatec, o Programa Nacional de Ensino Técnico e Emprego, promovido pelo governo federal em parceria com o governo municipal. As aulas ministradas pelo Senac tiveram início em abril e o encerramento está previsto para julho. São 200 horas de curso e os alunos não pagam nada, pelo contrário, recebem uma ajuda de custo de R$8,00 por dia para transporte e alimentação.

Estão sendo ofertados em Ibiporã os cursos de Auxiliar de Cabeleireiro, com turmas nos períodos matutino e vespertino, Operador de Computador eServiço de Recepção. Todos ministrados pelo Senac.

Os interessados em fazer um dos cursos de qualificação podem procurar a Secretaria Municipal do Trabalho e a Agência do Trabalhador, na Av. Dom Pedro II, 294, centro. Os telefones para contato são 3178-0223 e 3258-9355.