Tecnologia da Informação

Publicado em: 05/08/2013 14:56

Copel aprova compartilhamento de infraestrutura  para instalação da rede de fibra ótica Copel aprova compartilhamento de infraestrutura para instalação da rede de fibra ótica

A Copel aprovou o compartilhamento de infraestrutura para instalação da rede de fibra ótica no município. Ibiporã é um dos 80 municípios brasileiros (oito paranaenses) selecionados no ano passado para o Projeto Cidades Digitais, do Ministério das Comunicações. O projeto contempla uma rede de fibra interligando 10 prédios públicos em uma extensão de 10 quilômetros.

A implantação da rede começou no início deste ano e a previsão é que esteja funcionando em outubro ou novembro. "Todas as secretarias que funcionam foram da sede serão interligadas, além dos prédios com maior concentração de equipamentos, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Centro de Saúde, Centro de Qualificação Profissional e Escola Municipal Professora Alice Roma. Atualmente temos uma conexão paga, com qualidade limitada. O novo sistema garantirá uma melhor conexão e gestão da rede nestes prédios", explicou o secretário da Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação (TI) Junior Aliano.

Para esta primeira etapa, serão direcionados a Ibiporã um aporte de cerca de R$ 500 mil. Além da implantação de infraestrutura entre os órgãos públicos, o projeto prevê a instalação de aplicativos de governo eletrônico para gestão dos setores financeiro, tributário, de saúde e educação. Também inclui a capacitação de servidores públicos no uso dos aplicativos e da rede e a instalação de pontos de acesso livre e gratuito à internet para a população.  Em Ibiporã são 16 pontos de internet gratuita.

Plano Diretor de TI

Visando desenvolver novos projetos e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos na área de Tecnologia da Informação, a Secretaria de TI estabelecerá um plano diretor. Segundo Aliano, a elaboração do Plano Diretor de TI durará três meses e envolverá todas as secretarias e departamentos da Prefeitura. "O objetivo é fazer uma avaliação dos trabalhos desenvolvidos pelo setor nos últimos quatro anos, levantar as demandas atuais e alinhar aos interesses da administração", pontuou o secretário. O Plano Diretor estabelecerá as diretrizes para a TI nos próximos três anos.

Com foco na melhoria do serviço, recentemente a secretaria realizou entre os servidores municipais uma pesquisa sobre o atendimento oferecido pela equipe. Avaliação dos servidores, cordialidade no atendimento e estrutura de TI foram alguns dos questionamentos realizados. A maioria classificou como bom o serviço. "De maneira geral a avaliação é positiva. O questionário apontou que devemos melhorar a eficiência e atendimento prestado, estabelecendo rotinas de trabalho", informou Aliano.