Agricultura

Publicado em: 02/10/2013 16:16

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente faz substituição de árvores em Ibiporã Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente faz substituição de árvores em Ibiporã

O forte vendaval que atingiu Ibiporã no domingo (22), com ventos acima de 104 km/h, deixou prejuízos em Ibiporã, como queda de árvores e destelhamento de casas. Desde 2009, quando a cidade também sofreu com uma ventania, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, adotou uma nova política em relação a erradicação das árvores, que costumam gerar muitas reclamações da população, em função das quedas.

"Desde o vendaval de 2009 temos feito um processo de erradicação das árvores que estão doentes, com grandes chances de cair e também cortamos as espécies de árvores inadequadas para a cidade, por exemplo, as que são muito grandes”, explica o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Tomás Falkowski.

Quando a secretaria está com uma grande demanda de serviço, o morador é autorizado a fazer a poda, caso o pedido seja aprovado pela triagem. “Não são todas as árvores que devem ser cortadas, só as que apresentam perigo ou espécies que foram plantadas em lugares inadequados”, esclarece o secretário.

O último vendaval derrubou 20 árvores. Sem a erradicação o número poderia ter sido maior. “Se esse ano Ibiporã não teve tantos problemas como no passado é porque estamos fazendo um trabalho duradouro”, expõe Falkowski.

Após a poda das árvores uma nova muda é plantada no lugar. De acordo com a Lei Municipal 2331/09 Art. 2º, é obrigatório o plantio de no mínimo uma árvore por lote. “As mudas estão disponíveis gratuitamente na secretaria para a população”, afirma o secretário.

De acordo com Falkowski, o cuidado com a muda é fundamental para a saúde da futura árvore. “A secretaria está à disposição das pessoas  para esclarecer dúvidas e outras informações, além de pedir a poda das árvores, novas mudas”, finaliza o secretário.