Cultura e Turismo

Publicado em: 24/04/2014 09:06

'Cristo Libertador' será entregue dia 25 de abril

'Cristo Libertador' será entregue dia 25 de abril 'Cristo Libertador' será entregue dia 25 de abril

Após mais de um ano sendo restaurada, depois de ter voltado da UEL, a escultura do 'Cristo Libertador', de 4,5 metros de altura e 380 kg, será enfim fixada em Ibiporã, em frente ao Auditório Pioneiros, no Centro Socioeducativo, Turístico e Cultural de Ibiporã (antiga Estação Ferroviária).

A entrega à comunidade será no dia 25 de abril, às 20h30, quando será exibido um vídeo e entregue um material impresso, produzidos pela equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, explicando a história da obra de arte, que foi incompreendida e rejeitada em alguns lugares por onde passou.

Feita em aço e latão pelo artista plástico de Ibiporã, Henrique de Aragão, a obra se tornou famosa pela polêmica que gerou, por se tratar de um Cristo nu, coberto por uma grande pomba (de 2m de envergadura), que representa o Espírito Santo, e tendo atrás um sol (de 3,6m de diâmetro), que representa Deus Pai.

A 'via crucis'  da obra

Aragão, hoje com 83 anos, diz não acreditar que a obra acabou voltando para Ibiporã, onde foi esculpida na década de 70, a pedido de Padre Alberto, pároco da Igreja Matriz de Colorado (Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora), na região de Maringá.

O Cristo foi feito para compor o altar da paróquia, e entregue em 1975, em missa que contou com a presença do então bispo de Apucarana, Dom Romeu Alberti. Anos depois foi retirado do altar e ficou encostado no coro da igreja. Como estava sem uso, a direção do Museu Histórico da UEL o pediu à paróquia e a escultura veio então para Londrina em 1984.

Porém, como o Cristo ocupava um grande espaço no Museu, o diretor o mandou para o Departamento de Patrimônio da UEL, no Campus, em 1988. Desta data até aproximadamente o ano de 2006, ficou um tempo exposto na rotatória do Centro de Ciências Humanas (CCH).

Como foi novamente retirado e não havia recursos para a sua restauração, estava abandonado em um barracão da universidade. Foi quando Henrique de Aragão e o secretário de Cultura e Turismo de Ibiporã, Julio Dutra, decidiram pedi-lo de volta, o que ocorreu em 22 de maio de 2012. Na cerimônia de transferência da obra, além deles, estiveram presentes a reitora da UEL, Nádina Moreno, o prefeito de Ibiporã, José Maria, a vice-prefeita Sandra Moya, e vários representantes da universidade.

"O prefeito José Maria viu a importância de recuperarmos essa importante obra para Ibiporã e tem dado total apoio às ações em prol da cultura no Município. Tanto que foi ele quem teve a iniciativa de criar o Museu de Esculturas ao Ar Livre, em 1989, que hoje é referência de visitação para turistas e artistas", enfatizou o secretário Julio Dutra.

De volta a Ibiporã, o Cristo precisou ser restaurado para poder ser novamente exposto. A restauração foi bancada com recursos da Prefeitura Municipal e para o trabalho de restauro e limpeza o artista teve o apoio de Ediel de Almeida, Farlei Rocha, Valdecir José de Lima e de outros funcionários da Fundação Cultural de Ibiporã.

"Agora, no dia 25 de abril, iremos fixá-lo, com um grande evento e é mais uma obra que irá compor o nosso Museu de Esculturas, que possui várias obras espalhadas pela cidade, a maior parte delas do Henrique", destaca Dutra.