Trabalho

 

Publicado em: 26/06/2014 11:55

Administração Municipal oferece pela primeira vez cursos pelo Pronatec da Indústria


Whatsapp

 

Administração Municipal oferece pela primeira vez cursos pelo Pronatec da Indústria Administração Municipal oferece pela primeira vez cursos pelo Pronatec da Indústria

 

O mercado de trabalho tem procurado, cada vez mais, profissionais qualificados para preencher as vagas disponíveis. A administração do prefeito José Maria Ferreira e da vice, Sandra Moya, sensível a esta exigência, desde 2009 já formou cerca de 10 mil munícipes, por meio dos cursos de qualificação profissional que oferece gratuitamente.

 

A administração municipal, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, em parceria com o Governo Federal, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Senai Londrina e Arapongas, das empresas Furgão Ibiporã, Sempre Sensual Monda íntima, Tecmatic e Masisa, além da Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família de Ibiporã (APMIF), está oferecendo mais cinco cursos de qualificação profissional.

 

Nesta terça-feira (24), a aula inaugural dos cursos contou com a presença do Prefeito José Maria, da vice-prefeita, Sandra Moya, da Secretária do Trabalho, Lourdes Narcizo, do Secretário de Administração, Juarez Afonso Ignácio, representantes do Senai Londrina e Arapongas e também das empresas parceiras.

 

Pela primeira vez Ibiporã ministrará cursos, por meio do Pronatec da Indústria, entre eles almoxarife, caldeireiro, costureira e modelista. A novidade que vem para Ibiporã através do Pronatec Indústria é a Unidade Móvel de soldagem do Senai, uma carreta, onde serão realizadas as aulas práticas dos cursos de almoxarife e caldereiro. A cidade é pioneira no Estado e inaugurará a Unidade Móvel.

 

Todos os cursos do Pronatec da Indústria, serão ministrados pelos professores do Senai, no Centro de Qualificação Profissional (C.Q.P) e terão duração de 160h, divididas em práticas e teóricas. A parte prática dos cursos de almoxarife e caldereiro serão realizadas na Unidade Móvel do Senai (carreta), instalada na Furgão Ibiporã. "Os alunos receberão bolsa auxílio de R$8,00 por dia para despesas com transporte e alimentação, além do material didático. Aqueles, porém, que desistirem do curso perderão a bolsa e serão impedidos de participar dos cursos do Pronatec por dois anos, conforme regulamentação do Ministério da Educação (MEC)", explica a coordenadora municipal de qualificação profissional, Sônia Martins.

 

 

Segundo Lourdes, a demanda por estes cursos foi mapeada através de uma pesquisa realizada pela Secretaria do Trabalho, que identificou o profissional que está em falta no mercado. Depois de diagnosticada a carência das indústrias foi enviado ao Governo Federal um pedido para a realização dos cursos através do Pronatec da Indústria. "Queremos qualificar em áreas carentes de mão de obra industrial, aumentando assim a empregabilidade dos munícipes, com colocação digna no mercado de trabalho", expõe a secretária.

 

Para o prefeito José Maria, a qualificação profissional é um grande investimento nos cidadãos ibiporaenses e também na cidade. "Esse é um dos nossos objetivos - trabalhar para o crescimento e progresso de Ibiporã e de toda a população da nossa cidade, sem perder a qualidade de vida. O estudo é base para a formação cidadã e a construção de valores para o convívio em sociedade. As parcerias que firmamos para oferecer esses cursos são exemplos desses valores", pontua o prefeito.

 

De acordo com Sandra Moya, são positivas as ações que envolvem o poder público e empresas privadas. "O município trabalha com um orçamento fixo e limitado, entretanto, a administração municipal tem a preocupação de oferecer projetos que melhorem a vida da população. E esse anseio da atual gestão faz Ibiporã buscar recursos em outras esferas do governo e com a iniciativa privada", explica Sandra.

 

A gerente comercial da Sempre Sensual Moda íntima, Cristiane Álvaro Ledo Bonfim, empresa parceira, afirma que a mão de obra capacitada está em falta. "Vimos nesta parceria a oportunidade de contratar colaboradoras especializadas no ramo no qual atuamos. A indústria têxtil precisa, mas os profissionais são escassos. Está difícil contratar. Apoiando a iniciativa da administração municipal, conseguimos oferecer o trabalho a quem precisa e consequentemente contratar o trabalhador que está em falta", avalia Cristiane.

 

Proprietário de outra empresa parceira, a Furgão Ibiporã, Devanir Martins da Costa, acredita que a profissionalização juntamente com a determinação faz a diferença na vida das pessoas. "A Furgão investe muito na qualificação dos colaboradores, e nessa parceria vi a oportunidade de ajudar a mudar vidas, como foi feito há anos atrás comigo. Espero contratar alguns dos alunos futuramente", adianta Costa.

 

Os quatro cursos do Pronatec oferecem 20 vagas cada. Para os de almoxarife e caldeireiro as inscrições estão abertas até a próxima segunda-feira (30) na Secretaria do Trabalho / Agência do Trabalhador. Para o de costura e modelista as inscrições já foram concluídas, porém, existe o cadastro de reserva, e se os participantes desistirem até a próxima sexta-feira (27), os suplentes serão chamados a ocupar as vagas.

 

 

Ação Inédita no Paraná

 

A Unidade Móvel do Senai foi a primeira produzida no estado e será inaugurada em Ibiporã pelos alunos dos cursos de almoxarife e caldeireiro. Traçado de chapa, corte, calandra entre outras ações serão desenvolvidas pelos alunos na carreta.

 

"Para nós, do Senai, é um prazer muito grande trazer essa carreta para cá e inaugurá-la aqui, porque Ibiporã sempre é muito atenciosa e a administração municipal entende que é fundamental investir na educação. Sempre somos muito bem recebidos aqui e enxergamos que os resultados, em Ibiporã, acontecem. É muito satisfatório para nós", garante o coordenador de Educação do Senai Londrina, Marcelo Antônio Strik.

 

A Unidade Móvel possibilita que os mesmos recursos usados nas sedes do Senai possam ser utilizados nas cidades onde há cursos sendo ministrados pela instituição ou parcerias, como esta firmada com a administração municipal de Ibiporã.

 

Marceneiro

 

Diferentemente dos outros, o curso de marceneiro será realizado pela administração municipal em parceria com as empresas Scm Tecmatic, Masisa, Senai Arapongas e APMIF. O curso terá duração de 250 horas, divididas entre aulas teóricas e práticas. Esta é a segunda do curso de Marceneiro, que envolvendo as mesmas parceiras. Os alunos da primeira turma concluíram o curso em dezembro de 2013 e participaram da formatura em abril deste ano.

 

"O curso está sendo ofertado gratuitamente por esta parceria com a administração municipal. Se fossem diretamente no Senai, não sairia por menos de R$ 1.500. Então, aproveitem, se esforcem e principalmente não desistam. O setor moveleiro está em ascensão e precisa de profissionais que saibam aliar a teoria à prática", ressaltou a coordenadora do Senai Arapongas, Tânia Esper.

 

As inscrições estão abertas até a próxima segunda-feira (30), na Secretaria do Trabalho/ Agência do Trabalhador, das 08 às 17h.