Publicado em: 03/09/2014 12:00

Com crédito barato, ibiporaense realiza sonho do negócio próprio

Com crédito barato, ibiporaense realiza sonho do negócio próprio Com crédito barato, ibiporaense realiza sonho do negócio próprio

O acesso a uma linha de crédito de baixo custo está mudando a vida de mais um microempreendedor de Ibiporã. Antonio Carlos Nunes, proprietário da Ibidog - Indústria e Comércio de casinhas de cachorro, fez um empréstimo de R$5.034 pelo programa Banco do Empreendedor Paraná, linha de crédito operacionalizada pela Fomento Paraná, que oferece oportunidades para micro e pequenas empresas com faturamento anual de até R$360 mil (R$30 mil mensais) dos setores de indústria, comércio e serviços, localizadas no Estado do Paraná. "Com a demanda crescente, precisava adquirir mais máquinas e equipamentos para aumentar a produção e melhorar a produtividade. No Banco do Empreendedor me ofereceram as menores taxas de juros do mercado (0,61% ao mês a 1,13% ao mês) e um prazo de 30 meses para amortização da dívida", comenta Nunes.

O microempreendedor individual (MEI) constrói as casinhas de cachorro no quintal da própria casa, no Conjunto Padre Rino. Ele comercializa cerca de 140 casinhas por mês para pet shops de Ibiporã, Londrina e Cambé. "Com a aquisição do novo maquinário, pretendo dobrar a produção, consequentemente aumentando o faturamento e a minha renda", revela Nunes.

Reimplantado em 2010 em Ibiporã pelo Poder Executivo Municipal, em parceria com o governo do Paraná e Agência de Fomentos do Paraná, o programa de microcrédito Banco Social e na sequência Banco do Empreendedor desenvolve ações para alavancar o desenvolvimento econômico local, regional e no estado do Paraná. "Nos últimos quatro anos 126 empréstimos foram realizados, captando quase R$820 mil. Foram beneficiadas microempresas de diferentes segmentos, tais como salão de beleza, carrinho de lanche, fábrica de rodo, revenda de cosméticos, padaria, movimentando e fortalecendo a economia local", ressalta o agente de crédito Adaueber de Paula.

Gerindo o próprio negócio, Nunes tem a possibilidade de ficar mais próximo da família e estabelecer o próprio cronograma de trabalho, além de poder se formalizar e garantir seus direitos previdenciários. "Quando era empregado ficava de 15 a 20 dias fora de casa, trabalhando inclusive aos finais de semana. Agora trabalho dentro de casa (a oficina está montada no quintal) e tenho os sábados e domingos livres", comemora.

Recentemente o prefeito José Maria Ferreira, acompanhado da secretária do Trabalho, Lourdes Narcizo, e de Adaueber de Paula visitaram o Microempreendedor Individual (MEI). "O exemplo do Antônio é um estímulo para que a Administração Municipal continue a apoiar as pequenas iniciativas, pois estas são de suma importância para a estabilidade social e a elevação da renda da comunidade, visto que empregam mão de obra local e o dinheiro fica no próprio município", argumenta o prefeito.

Além do acesso ao crédito, os empreendedores também podem se capacitar, visando à melhoria do empenho de seu empreendimento. "Através do apoio às micro e pequena empresas, o programa não só realiza financiamentos, mas também orienta por meio do Bom Negócio Paraná, programa vinculado ao Banco do Empreendedor onde é ministrado curso voltado a gestão de negócios. Visa à capacitação técnica de empreendedores, instruindo-os para recursos que nem sempre será a tomada de empréstimo para solução ou melhoria no desempenho do empreendimento. O empreendedor, após a capacitação, diminui o risco de aplicar o financiamento de maneira inadequada, melhorando o investimento que faz na empresa. Desta forma, se o empreendimento dele vai bem, o banco que o ajudou também", diz Lourdes Narcizo.

Para mais informações sobre as linhas de crédito, na Agência do Trabalhador: Av. Dom Pedro II, 294 - 3178 0223 ou 3258 9355.

Visite o site Fomento Paraná. (www.fomento.pr.gov.br)