Publicado em: 02/10/2014 11:41

Ibiporã recebeu excursão do Mato Grosso do Sul

Ibiporã recebeu excursão do Mato Grosso do Sul Ibiporã recebeu excursão do Mato Grosso do Sul

Quarenta alunos do ensino fundamental da escola franciscana Imaculada Conceição, de Dourados (MS) estiveram nesta quarta (dia 1º), em Ibiporã, visitando os seus atrativos na Rota do Café.

Acompanhados pela diretora, irmã Maria Aparecida Betoni, a coordenadora Nilva Cristina, e os professores Rosangela Ibanhes e Fabrício Germani, almoçaram na Chácara Xororó (de Zeila Manchini), às margens do Rio Tibagi, e à tarde vieram ao Museu do Café (antiga estação ferroviária de Ibiporã) conhecer um pouco da cultura cafeeira que marcou a história do município até a década de 70.

ORGULHO DA CIDADE

O museu existe desde 2012 e se tornou um dos atrativos da Rota do Café, do Sebrae, depois que o prédio da estação foi totalmente restaurado e revitalizado nesta gestão, com recursos do Município e do Governo Federal. É mantido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. "É um dos nossos orgulhos", enfatiza o secretário de Cultura e Turismo, Julio Dutra.

Os adolescentes percorreram todos os espaços, tiraram fotos dos objetos antigos em exposição e conheceram a história que Ibiporã traz em torno do café, cultura que foi tema dos seus estudos em sala de aula este ano.

A escola desenvolveu o projeto interdisciplinar "Geografando a Rota do Café", com duração de três meses, com muito trabalho e dedicação dos alunos e professores envolvidos. E com o objetivo de complementar e aprofundar os conhecimentos estudados na teoria, a viagem cultural ao Norte do Paraná foi o aprendizado prático.

A coordenadora Nilva Cristina falou sobre a experiência: "Primeiramente é um momento (a viagem) em que eles saem da tutela dos pais, podendo demonstrar autonomia. E estão vendo na prática o que vivenciaram no projeto, o que abre mais a mente de cada um", diz ela.

CAFÉ E VISITA A FAZENDA

A aluna Maria Julia disse estar gostando de conhecer a Rota do Café: "Muito legal! Fizemos o projeto na escola e com esta visita estamos aprendendo ainda mais." Ao final, saborearam um café da tarde preparado por Elisabety Brassaroto, proprietária da Chácara Itu e integrante do grupo Mulher Atual (turismo rural).

A rota continua. Nesta quinta (2), os estudantes estarão na Fazenda Palmeira, em Santa Mariana, onde se produz cafés tipo exportação e terão outra aula prática de como é a vida em um cafezal. Depois irão para Cambará, no sítio ecológico Scandolo. Na sexta retornarão ao Mato Grosso do Sul.

Voltem sempre e divulguem por lá as nossas riquezas!