SAMAE

 

Publicado em: 21/01/2015 09:32

Samae readequa sistema elétrico de alta tensão em sua sede


Whatsapp

 

Samae readequa sistema elétrico de alta tensão em sua sede Samae readequa sistema elétrico de alta tensão em sua sede

 

Uma obra de muita importância para o abastecimento de água da cidade foi realizada no final do passado: o aumento de carga de alta tensão da Estação de Recalque de Água da sede do Samae.

 

O serviço foi executado através de processo licitatório e levou cerca de 120 dias para que a empresa contratada pudesse instalar uma cabine metálica blindada mista de 15 kv, um poste de entrada subterrânea, dois transformadores tipo pedestal 75 kva 15 kv 220/127v e 500 kva 15 kv 220/127v, um ramal alimentador em média tensão de 15 kv subterrâneo além de adequação da baixa tensão nos transformadores e toda parte de cabeamento subterrâneo para que as bombas da estação de recalque possam trabalhar simultaneamente, sem causar sobrecarga no sistema elétrico, evitando que a população tenha futuros problemas no abastecimento.

 

Segundo o Coordenador da Estação de Tratamento de Água, Adilson Ribeiro, apesar de possuir duas bombas na Estação de Recalque, anteriormente só podia entrar em funcionamento uma de cada vez e em casos de alta de consumo, como acontece no verão, existe a necessidade de ligar ambas para que a população não fique desabastecida.  O Coordenador afirma também que o transformador antigo que era de 300 kva trabalhava no limite de sua carga atendendo tanto a sede do SAMAE quanto a casa de bombas podendo ocasionar problemas.

 

O serviço foi executado conforme especificações da Copel, que inclusive trocou o poste de entrada de energia da Autarquia que agora possui um transformador específico para fornecer energia para a sede e um, com quase o dobro da potência do que existia anteriormente, para funcionar as bombas sem perigo de comprometimento do sistema.

 

"Com essa readequação do sistema elétrico agora podemos pensar em trocar as bombas por outras mais potentes, que demandam maior consumo, caso as atuais não sejam suficientes, para que a água chegue sempre com boa pressão as torneiras das residências", afirmou Adilson.

 

Segundo o Diretor Presidente do Samae, Claudio Buzeti, essa obra foi realizada através de um projeto detalhado previamente elaborado e deixa a Autarquia ainda com a possibilidade de instalação futuramente de um gerador a diesel para que quando faltar energia elétrica a distribuição de água não seja afetada.

 

"Com a troca dos transformadores e redimensionamento elétrico podemos pensar em adquirir um gerador alternativo para que a falta de energia na sede do Samae não comprometa o abastecimento da cidade. Já demos um grande passo com essa readequação elétrica, agora vamos planejar e trabalhar cada vez mais para que a população tenha sempre água de excelente qualidade chegando a suas torneiras", explicou o Diretor Presidente.