Publicado em: 19/02/2015 15:57

Ibiporã prepara-se para implantar “Empresa Fácil”

Ibiporã prepara-se para implantar “Empresa Fácil” Ibiporã prepara-se para implantar “Empresa Fácil”

Ibiporã é uma das seis cidades do Norte do Paraná escolhidas para implantar a Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM), juntamente com Londrina, Cambé, Rolândia e Arapongas e Apucarana. A REDESIM teve início no estado em 10 de dezembro de 2014 e consiste em um novo processo na abertura de empresa disponível, que visa integrar todos os processos relacionados ao registro, abertura, fechamento, alteração e a legalização de empresas, que permite mais agilidade nos procedimentos, além de reduzir a burocracia para os empresários.

A implantação da REDESIM, chamada no Paraná de Empresa Fácil, ocorreu por meio do Termo de Cooperação assinado pelo prefeito José Maria Ferreira, o secretário de Indústria e Comércio do Paraná, Horácio Monteschio, e o presidente da Junta Comercial do Paraná(Jucepar), Ardisson Akel.

Na terça e quarta- feira da semana passada (11 e 12 de fevereiro), os consultores do Sebrae, Luiz César Alves e o analista de implantação da Vox Tecnologia, empresa que criou o sistema Empresa Fácil, Isaque Mendes, ofereceram  treinamento para os servidores municipais da Sala do Empreendedor, Vigilância Sanitária, Alvará de Funcionamento e Licença Ambiental, que trabalharão diretamente com o novo sistema em parceria com a Junta Comercial, escritórios de contabilidade e demais órgão competentes a abertura de empresas com o objetivo de esclarecer detalhes da REDESIM que será instalada na cidade.

"Basicamente a REDESIM propõe tornar o processo único. O empresário não precisará mais ir a cada órgão, ele dará entrada no registro da empresa pelo portal da internet e todos os setores que ele precisa darão a resposta pela mesma interface", explica oMendes. "Isso vai desburocratizar e dar mais agilidade ao processo, além de deixá-lo com menor custo para o empresário", acrescenta ele.

O objetivo das três esferas de governo: federal, estadual e municipal é levar o programa a todos os municípios do país objetivando tirar o Brasil do topo do ranking mundial de país com maior burocracia para a abertura de empresas.  Até o momento, 20 cidades no Paraná já aderiram à "Empresa Fácil"; em dois anos a meta é atender a todas as cidades do estado.

De acordo com o analista de implantação, apesar de oferecer maior agilidade ao empresário, a "Empresa Fácil" modificará a rotina de trabalho das Prefeituras e dos demais órgãos públicos, porém, essa mudança não será significativa nos processos internos. "A maior dificuldade que nós temos é passar para os servidores a essência do sistema, que não vai impactar na autonomia, mas sim, simplificar muito", esclarece Mendes.

Na reunião final entre os gestores municipais de Ibiporã, que contou com a presença da secretária do Trabalho, Lourdes Narcizo, do secretário de Administração, Juarez Afonso Ignácio, e do secretário de Tecnologia da Informação (TI), Júnior Aliano, ficou acordadocom Aliano de apresentar uma solução em relação ao link online para acessar o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) que serve para efetuar recolhimento de taxas, conforme o próprio nome diz.

De acordo com Lourdes, por determinação do prefeito José Maria será agendada uma reunião com todos os contadores para apresentar detalhes do sistema no início de março.

São parceiros deste projeto, além do Município de Ibiporã: o Governo Federal, o Sebrae Nacional, Governo do Estado do Paraná, a Junta Comercial do Paraná, a Receita Estadual, o Corpo de Bombeiros do Paraná e a Associação dos Municípios do Paraná-AMP.