Indústria e Comércio

 

Publicado em: 22/09/2015 16:28

Empresários sul-coreanos revelam interesse em investir em Ibiporã


Whatsapp

 

Empresários sul-coreanos revelam interesse em investir em Ibiporã Empresários sul-coreanos revelam interesse em investir em Ibiporã

 

O prefeito José Maria Ferreira recebeu nesta sexta-feira (18) uma comitiva formada por empresários sul coreanos e representantes de órgãos de fomento ao comércio interessados em investir em Ibiporã. A Administração Municipal negocia há alguns meses com representantes das empresas Fine Field Trading LTD e KSB, sediadas em Seul, a instalação de uma fábrica de produção de lâmpadas de LED (Diodo Emissor de Luz). Esta seria a primeira unidade latino-americana da fábrica de sistemas fotovoltaicos de geração de energia voltada para investimentos na área de tecnologia LED.

 

Além de José Maria, a comitiva estrangeira foi recepcionada pela vice, Sandra Moya, a primeira-dama e presidente de honra da Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família (APMIF), Eliana Eik Borges Ferreira, o secretário municipal de Indústria e Comércio, Thiago Eik, o presidente da Câmara de Vereadores, Lafayette Forin, os vereadores Orlando Ferreira e Mari de Sá, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ibiporã (Aceibi), Mohamad El Kadri, além de secretários, empresários, representantes de entidades e associações.

 

A comitiva, formada pelo presidente da KSB, Jong Bok Park, pelo presidente da Mamaeden Door (especializada na fabricação de portas corta fogo), Sungyong Park, o chefe do Departamento de Relações Internacionais da província de Chungnam, Hong Seong Kab, o diretor geral da Divisão Comercial do Consulado Geral da República da Coréia em São Paulo, Lee Yung-Sun, a gerente de marketing da Divisão Comercial do Consulado Geral da República da Coréia (Kotra), Juliana Chai, e diretores da Fine Field Brasil, Luiz Henrique Fagundes e Akio Watanabe, assistiu a um vídeo institucional sobre Ibiporã. José Maria agradeceu a presença das autoridades e convidados que compareceram à recepção e desejou boas vindas ao grupo.

 

Depois, José Maria os conduziu em um tour pelo município, no qual puderam conhecer pontos turísticos de Ibiporã, como o Cine Teatro Padre José Zanelli, o Centro do Artesanato, Museu do Café, Igreja Matriz Nossa Senhora da Paz, além do Samae, Furgão Ibiporã, e os condomínios empresariais.

 

O prefeito ressaltou que se trata de um momento auspicioso para Ibiporã, visto que a Coréia do Sul tem intensificado as relações comerciais e investimentos no mercado brasileiro. "Quero agradecer a recepção que tive em Seul, no final de março, quando em visita oficial à Coréia de Sul, e nos colocar à disposição para o desenvolvimento de negócios e troca de conhecimento nas mais diversas áreas", comentou o prefeito.

 

 Agradecendo a acolhida, os empresários destacaram que Ibiporã é tranquila, harmoniosa, com boa qualidade de vida e grande potencial de desenvolvimento econômico. "Sabemos que o Brasil vive um momento de recessão, mas a Coréia já é um parceiro do país em vários setores, e estamos dispostos a compartilhar o nosso know-how e fortalecer a cooperação bilateral nos mais diversos campos", expôs Jong Bok Park.

 

O empresário Hong Seong Kab afirmou que era a primeira vez que presenciava negociações comerciais entre iniciativa pública e privada. "Normalmente as parcerias ocorrem entre empresas e nos grandes centros. Em Ibiporã, uma cidade do interior paranaense, vemos os esforços do governo municipal em oferecer condições para nos estabelecer. O nosso interesse não é apenas concretizar parcerias comerciais, mas também promover o intercâmbio cultural", revelou o sul coreano. A Coreia do Sul é o sétimo maior parceiro comercial do Brasil no mundo. E o Brasil é o maior parceiro dos coreanos na América Latina.

 

"Ibiporã é uma terra de trabalho e prosperidade. Acreditando pessoalmente que as iniciativas com a Fine Field e os empresários sul coreanos produziram bons e duradouros frutos nas áreas do desenvolvimento econômico e social", comentou José Maria. Sandra Moya salientou que a possível concretização de parcerias comerciais com os empresários coreanos é de grande importância, visto que o país oriental possui empreendimentos considerados modelos na aplicação e uso de energias renováveis. "A comitiva ficou impressionada com as condições topográficas, os indicadores de qualidade de vida e a infraestrutura ofertada pelo governo municipal para que as empresas aqui se instalem. Esta parceria só vem somar aos investimentos que realizamos na consolidação de uma política industrial", expôs a vice-prefeita.

 

Thiago Eik informou que a Administração Municipal está disponibilizando uma área dotada com toda a infraestrutura para as possíveis futuras instalações dos empreendimentos estrangeiros. "Trata-se de um modelo de parceria comercial totalmente novo. O próprio diretor geral da Divisão Comercial do Consulado nos revelou que nunca havia saído de São Paulo. E conseguimos trazê-lo para o interior do Paraná. Estamos tratando com empresas de alta tecnologia, que tornariam Ibiporã referência e desencadearia o surgimento de toda uma cadeia produtiva para abastecer o setor", conclui.

 

Iluminação em LED

 

Além da instalação de uma fábrica para produção de linha de iluminação pública e residencial, a KSB estuda desenvolver projeto piloto de instalação de lâmpadas de LED em toda a rede de iluminação pública e geração de energia solar para atender a demanda dos prédios da Prefeitura, do antigo Fórum, onde funcionará a Secretaria de Saúde, da Câmara de Vereadores e do Centro de Saúde Dr.Eugênio Dal Molin (Posto Central).

 

As células fotovoltaicas, feitas de material condutor, captam radiação solar e geram eletricidade com a movimentação dos elétrons. Essa energia é jogada num relógio chamado de Inversor Solar, de lá vai para o quadro de luz e distribuída para todo o imóvel.

 

Para testar a nova tecnologia, a empresa cedeu ao município 20 luminárias de LED que foram instaladas na Avenida Souza Naves, da rotatória até o cruzamento da Rua Francisco Loures Salinet. As lâmpadas fabricadas com este componente possuem alto rendimento e baixo consumo. "Além de baratear o custo da energia por meio de um sistema renovável, sediar uma empresa deste porte traz muitas vantagens ao município, como a geração de empregos, aumento da renda, desenvolvimento do setor de alta tecnologia e melhora dos serviços públicos prestados aos cidadãos", pontuou o prefeito José Maria.