Publicado em: 15/10/2015 10:48

Banco do Empreendedor de Ibiporã financia primeiro taxista

Banco do Empreendedor de Ibiporã financia primeiro taxista Banco do Empreendedor de Ibiporã financia primeiro taxista

O Programa Banco do Empreendedor de Ibiporã financiou no início do mês, o primeiro microempreendedor individual, na aquisição de seu veículo para a atuação como taxista no município.

Trabalhando como motorista de táxi desde 2008, Benedito Raimundo Morais, mais conhecido como “Sr. Benê”, compareceu à Sala do Empreendedor de Ibiporã, aonde funciona o programa, junto da Agência do Trabalhador e da Secretaria Municipal do Trabalho, para apresentar a nova ferramenta de trabalho, já adesivada. Benê aproveitou também para agradecer pelo apoio que recebeu “foi um ótimo negócio”, afirmou ele.

Benê que atua no ponto nº 1, na Praça Pio XII, adiantou que se o programa continuar existindo, futuramente fará novamente o procedimento através do Banco do Empreendedor para trocar de carro.

Em Ibiporã o Programa Banco do Empreendedor é operacionalizado em parceria com a Fomento Paraná e a Prefeitura Municipal de Ibiporã, através do termo de cooperação. A unidade dispõe de linhas específicas para taxistas, Van escolar e Microcrédito às Microempresas e empreendedores informais.

Nestas modalidades de financiamento, o solicitante sabe qual será o valor da primeira e da última parcela, com valores fixos e decrescentes, conforme a quitação do empréstimo.

Decorrente da cooperação técnica entre o Governo do Estado, Fomento Paraná e a Prefeitura, o Banco do Empreendedor apresenta facilidades, dentre elas: não cobra taxas administrativas, que em outro financiamento possivelmente seriam adicionadas ao empréstimo. “A proposta do Banco é fazer o recurso girar e tornar possível as pessoas empreenderem”, explicou o Agente de Crédito, Adaueber de Paula Rodrigues.

Desde que a linha Banco do Empreendedor Taxistas foi reaberta, em junho, a Fomento Paraná já contratou 179 financiamentos, que somam mais de R$ 6,3 milhões. Esta linha está disponível até 31 de dezembro e financia valores entre R$ 3 mil e R$ 50 mil para aquisição de veículos novos, para uso em serviços de táxi, mediante permissão ou concessão pública dos órgãos reguladores da atividade.

A taxa de juros que varia de 0,99% ao mês para clientes que possuem curso de capacitação (BNP), a 1,497% de acordo com a classificação de risco da operação. O prazo máximo para pagamento é 60 meses com carência de até 75 dias para iniciar o pagamento de um veículo novo fabricado no Brasil.

Os recursos também podem ser usados na adaptação do veículo para uso de Gás Natural Veicular ou para atender pessoas com dificuldade de mobilidade.

Ibiporã

Reimplantado em Ibiporã em 2010, pela Administração Municipal, em parceria com o Governo do Paraná e Agência de Fomentos do Paraná, o programa Banco do Empreendedor desenvolve ações para alavancar o desenvolvimento econômico local, regional e no estado do Paraná. "Nos últimos cinco anos 150 empréstimos foram realizados, captando mais de R$ 1 milhão. Foram beneficiados microempreendedores de diferentes segmentos, tais como: salão de beleza, carrinho de lanche, fábrica de rodo de limpeza, revenda de cosméticos, padaria, entre outros, movimentando e fortalecendo a economia local", ressaltou o agente de crédito Adaueber de Paula Rodrigues.

Conforme a secretária do Trabalho e presidente da Sala do Empreendedor, Lourdes Narcizo, além do acesso ao crédito, os empreendedores também podem se capacitar, visando a melhoria na eficiência e desempenho de seu empreendimento.  “Através do apoio aos microempreendedores, o programa não só realiza financiamentos, mas também orienta por meio do Bom Negócio Paraná, programa vinculado ao Banco do Empreendedor onde é ministrado curso voltado a gestão de negócios”, esclarece ela. “Após a capacitação o empreendedor diminui o risco de aplicar o financiamento de maneira inadequada, melhorando o investimento que faz na empresa. Desta forma, se o empreendimento dele vai bem, o banco que o ajudou também,  isso se torna um fator de indução ao desenvolvimento”, destacou Lourdes.