Publicado em: 29/10/2015 14:31

Grupo de costureiras visita cooperativa de catadores em Londrina

Grupo de costureiras visita cooperativa de catadores em Londrina Grupo de costureiras visita cooperativa de catadores em Londrina

No dia 22 de outubro integrantes da Oficina de Produção em Costura de Ibiporã realizou uma visita a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis e Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Londrina, Cooper Região, para conhecer o trabalho desenvolvido pelos mesmos.

A Cooper Região surgiu através do acompanhamento do Programa de Economia Solidária do Município de Londrina, que aproximou as diversas associações, que até então possuíam uma história de individualismo, provocada pela disputa de setores de coleta dos resíduos, de recursos e de poder. A partir desse momento, os catadores iniciaram um processo de reconhecimento de sua identidade coletiva, de valorização de suas afinidades e identificação de suas necessidades, que durou aproximadamente um ano e levou à junção de pessoas vindas de várias associações de reciclagem.

"Por orientação jurídica do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Promotoria do Meio Ambiente, e pela perspectiva do fortalecimento dos catadores, no dia 12 de setembro de 2009 mais de 100 catadores participaram da fundação da Cooper Região - Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis e Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Londrina", afirmou a diretora da cooperativa, Érica Salles.

Em outubro de 2009 a Prefeitura Municipal de Londrina editou o decreto 829/2009 que instituiu o Programa Londrina Recicla, do qual a Cooper Região é parceira. Em março de 2010 a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina - CMTU/LD e a Cooper Região assinaram um contrato de prestação de serviços de coleta seletiva.

Por meio do trabalho desenvolvido, a Cooper Região já colhe grandes frutos, como a compra de sete novos caminhões para a coleta, adquiridos por meio de projetos de financiamento junto ao BNDES, e a aquisição de dois veículos para o transporte dos catadores, através dos próprios recursos da Cooperativa.

Para Simone Aparecida, cooperada e atualmente gerente de um dos entrepostos de separação dos materiais coletados, a cooperativa é o resultado de muito trabalho, esforço e união do grupo, proporcionando uma melhoria na qualidade de vida dos catadores e da sociedade em geral, além de contribuir para a preservação do meio ambiente.

A secretária do Trabalho, Lourdes Narcizo, e a servidora Ana Claudia Ribeiro acompanharam o grupo. Lourdes avaliou positivamente a visita. "As costureiras tiveram oportunidade de conhecer a forma de trabalho nos moldes da economia solidária, o funcionamento das atividades desenvolvidas no galpão, as funções desempenhadas pelos trabalhadores nos diferentes postos de trabalho, o controle de produção em toneladas de resíduo processado no período, os valores auferidos, modalidade de distribuição dos lucros, critérios e acesso para novos integrantes que desejam aderir à cooperativa, a relação com os órgãos públicos e sistemas de comercialização", pontuou Lourdes.

A visita contou também com a supervisão do grupo da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Econômicos Solidários - INTES, da Universidade Estadual de Londrina formado por estudantes da área de Direito, Administração, Economia, Psicologia e Moda. Esta equipe técnica realiza um trabalho de orientação  e consultoria na formação da cooperativa, iniciado em 2015, com previsão para  encerrar  em 2016.

No dia 16 de outubro foi aprovado pela Câmara Municipal a Lei de Nº 2.792/2015, de autoria do Executivo, que institui no Município a Política de Fomento à Economia Solidária, que tem por objetivo proporcionar trabalho digno e renda com segurança e qualidade de vida, contribuindo assim para o desenvolvimento de um ambiente socioeconômico livre, justo e solidário.