Publicado em: 01/12/2015 12:37

Agente de crédito de Ibiporã colabora em livro sobre história do microcrédito

Agente de crédito de Ibiporã colabora em livro sobre história do microcrédito Agente de crédito de Ibiporã colabora em livro sobre história do microcrédito

O agente de crédito Adaueber de Paula, da Sala do Empreendedor de Ibiporã, foi um dos 27 agentes de crédito e desenvolvimento atuantes no Estado selecionados para dar seu depoimento no livro "Microcrédito, 15 anos construindo histórias - uma revolução silenciosa que contribui para o crescimento da economia e dos municípios", de autoria da consultora credenciada Irene Vioti.

O livro foi lançado dia 16 de novembro, em Foz do Iguaçu, durante o Encontro Estadual de Agentes, promovido por meio de uma parceria entre o Sebrae/PR e a Fomento Paraná, instituição financeira do Governo do Estado. A obra conta um pouco da história do microcrédito no Paraná por meio de 24 depoimentos de empreendedores beneficiados com microcrédito e de 27 agentes de crédito que atuam no Estado.

O Encontro de Agentes aconteceu nos dias 16 e 17 deste mês e reuniu pouco mais de 200 agentes de crédito e de desenvolvimento que atuam em todo o Paraná, como funcionários de prefeituras, em agências do trabalhador ou secretarias voltadas ao desenvolvimento econômico, federações comerciais e industriais e sociedades de garantia de crédito. O objetivo do encontro foi promover a capacitação e a conexão das práticas reais do uso de microcrédito para a competitividade dos pequenos negócios.

Para Adaueber de Paula é uma honra ter sido um dos agentes selecionados a colaborar para a produção deste livro. "O nosso esforço em fazer chegar as oportunidades aos empreendedores é grande. Utilizamos diversas formas de prospectá-los, através de palestras informativas, visita a feira e eventos, cursos que acontecem na própria Secretaria Municipal do Trabalho", explica Adaueber de Paula.

Somente nos últimos cinco anos o Banco do Empreendedor de Ibiporã contratou 154 financiamentos, que somaram mais de R$1 milhão. Recentemente o programa passou a oferecer linhas de crédito exclusivas para aquisição de veículos para uso em serviços de táxi e vans para transporte escolar.

Em 2014 e 2015 a Sala do Empreendedor de Ibiporã conquistou o prêmio "Destaque Regional" da região Norte durante o Encontro Estadual dos Agentes de Desenvolvimento do Paraná. Adaueber de Paula também ganhou como destaque agente de desenvolvimento este ano.

A secretária do Trabalho, Lourdes Narcizo, que também esteve presente ao evento, ressalta que este é um bom motivo para comemorar as conquistas da Política Municipal de Apoio aos Empreendedores de Ibiporã, implantada na Administração José Maria Ferreira. "São sete anos de busca incessante e trabalho focado em promover melhoria contínua que estão refletindo no desenvolvimento do município. Não posso deixar de exaltar o trabalho de nosso agente Adaueber e de toda a equipe, num esforço integrado a fazer o melhor para a população. Fica aqui o meu reconhecimento e a satisfação de estar à frente deste trabalho que se desponta entre os melhores do Estado", conclui a secretária.

Os empreendedores interessados em participar do programa Banco do Empreendedor podem entrar em contato com o agente de crédito Adaueber de Paula, nas dependências da Secretaria Municipal do Trabalho e Agência do Trabalhador, localizadas na Avenida Dom Pedro II, nº 294, centro de Ibiporã.

Mais informações pelos telefones (43) 3178 0223, 3178 0224.

REDE DE AGENTES

Atualmente, a Fomento Paraná conta com cerca de 500 agentes de desenvolvimento ativos em mais de 280 municípios paranaenses.

Os agentes são responsáveis por fazer o atendimento inicial, para apresentar as linhas de crédito e orientar os empreendedores, ajudar na análise da viabilidade do financiamento e posteriormente no acompanhamento do envio de documentação, bem como na verificação da aplicação dos recursos no empreendimento.

As micro e pequenas empresas são responsáveis por 27% do PIB do Brasil, o que mostra a importância das MPEs para o desenvolvimento da economia, na geração de empregos e renda.

De acordo com o Sebrae, as micro e pequenas respondem por 95% do total de empresas brasileiras e quase 52% dos empregos formais de estabelecimentos privados são em empreendimentos desse porte.