SAMAE

Publicado em: 02/03/2016 15:46

Administração Municipal, Samae e Kurica lançam projeto de educação ambiental

Administração Municipal, Samae e Kurica lançam projeto de educação ambiental Administração Municipal, Samae e Kurica lançam projeto de educação ambiental

A Prefeitura Municipal de Ibiporã, Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) e a empresa Kurika Ambiental lançam nesta sexta-feira (04/03) o projeto de educação ambiental "Composta Agora Ibiporã". O objetivo do projeto é a educação ambiental da comunidade escolar, através da minimização de geração de resíduos orgânicos nas escolas municipais de Ibiporã, introduzindo a vermicultura como redução de massa orgânica resultantes das merendas escolares, poda de gramas, folhas secas a qual proporcionará a geração de húmus (matéria orgânica depositada no solo, que resulta da decomposição de animais e plantas mortas, ou de seus subprodutos).

Inicialmente, o projeto será realizado nas seis escolas municipais de período integral, começando pelas Escolas Municipais Prefeito Alberto Spiaci (Caic da Vila Esperança) e Mário de Menezes.

O suporte técnico será dado pela equipe da Kurica Ambiental, empresa responsável pela coleta seletiva dos resíduos em Ibiporã.  As escolas serão orientadas quanto ao uso do húmus, e suas propriedades para auxiliar no desenvolvimento de jardins e hortas comunitárias. Os alunos serão instruídos sobre como montar e organizar seu minhocário, manejar corretamente caixas e acessórios e acompanhar e controlar as etapas de produção.

Segundo o diretor de Limpeza Pública do Samae, Miguel Guardini, para o conhecimento e assimilação das técnicas utilizadas, a Prefeitura, o Samae e a Kurica Ambiental promoverão visitas de representantes das escolas às instalações do projeto matriz já em andamento na Kurica Ambiental. "A vermicompostagem é uma forma rápida, prática e econômica de recuperar os nutrientes dos resíduos orgânicos e levá-los de volta ao ciclo natural, enriquecendo o solo para a agricultura ou jardinagem. Além disso, é uma maneira de reduzir o volume de resíduos produzidos, destinando-os corretamente", ressalta Gardini.

Em Ibiporã, cada munícipe gera uma média de 800 gramas de resíduos diariamente, sendo 600 gramas apenas de orgânico. De todo o resíduo orgânico que chega de Ibiporã, apenas 40% consegue ser aproveitado para compostagem, pois os outros 60% são rejeitos, mostrando que ainda precisa melhorar a segregação na fonte por parte da população.

Serviço:

Lançamento do projeto "Composta Agora Ibiporã"

Quando: sexta-feira (04 de março)

Horário: 9 horas

Local: Anfiteatro da Secretaria de Educação (Av. Mario de Menezes, 1113 - Centro Socioeducacional, Turístico e Cultural de Ibiporã - antiga Estação Ferroviária).