SAMAE

Publicado em: 07/03/2016 11:51

Lançado projeto “Composta Agora Ibiporã”

Lançado projeto “Composta Agora Ibiporã” Lançado projeto “Composta Agora Ibiporã”

Referência na gestão de resíduos, Ibiporã deu nesta sexta-feira (04) mais um importante passo no movimento por uma cidade mais sustentável. A Adminsitração Municipal, por meio da Secretaria de Educação, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) e a empresa Kurika Ambiental lançaram o projeto de educação ambiental "Composta Agora Ibiporã". O objetivo é a educação ambiental da comunidade escolar, através da minimização de geração de resíduos orgânicos nas escolas municipais de Ibiporã, introduzindo a vermicultura (compostagem utilizando minhocas) como redução de massa orgânica resultantes das merendas escolares, poda de gramas, folhas secas a qual proporcionará a geração de húmus (matéria orgânica depositada no solo, que resulta da decomposição de animais e plantas mortas, ou de seus subprodutos).

Participaram do lançamento do projeto o prefeito José Maria Ferreira, a vice, Sandra Moya, a secretária de Educação, Margareth Coloniezi, o diretor presidente do Samae, Claudio Buzeti, o diretor de Limpeza Pública, Miguel Gardini, o diretor operacional da Kurica Ambiental, Camilo Viana, a promotora de Defesa do Meio Ambiente de Londrina, Solange Vicentin, além de secretários municipais, servidores da Secretaria de Educação, equipe técnica do projeto da Kurica Ambiental e diretores e professores das escolas municipais.

Ao fazer uso da palavra, a promotora parabenizou a atitude da Administração Municipal, que em 2009, diante de uma situação de quase esgotamento do aterro municipal, implantou um programação de separação do lixo que contou com ampla adesão dos munícipes. "Todas as vezes que preciso dar um bom exemplo em política de gestão de resíduos cito Ibiporã. Vocês transformaram aquela situação emergencial, de quase esgotamento do aterro, em um belo projeto que gerou melhorias ao meio ambiente e à população. "A natureza não precisa de nós para existir, nós é que precisamos dela. A responsabilidade pela gestão dos resíduos é de todos, pois cada um é gerador deste passivo ambiental. Espero que Ibiporã continue nos presenteando com mais exemplos positivos de proteção ao meio ambiente e bem-estrar do cidadão", concluiu Solange.

A secretária de Educação ressaltou que a importância da reciclagem e preservação ambiental são trabalhadas cotidiana e interdisciplinarmente nas escolas. "Em nome da secretaria de Educação agradeço ao apoio de todos os envolvidos neste belo projeto que promoverá a educação ambiental de nossos alunos de uma forma divertida. As crianças são multiplicadores de informações, e certamente conscientizarão os pais e familiares sobre a separação dos resíduos e compostagem", assinalou Margareth.

José Maria parabenizou o envolvimento de todos com o projeto e enfatizou a importância da parceria entre poder público, iniciativa privada e população na aplicação de iniciativas que preservam o meio ambiente.  "Ninguém aprenderá a respeitar algo, se não tiver consciência de sua importância. De nada adianta o poder público fazer a sua parte, se a população não colaborar. Ibiporã encontra-se atualmente em lugar de destaque no desenvolvimento de políticas públicas sustentáveis porque investe fortemente na educação ambiental", pontuou. "Não existe nada comparável ao trabalho realizado neste município. Parabéns, Ibiporã, por ter tomado a coragem de assumir agora a responsabilidade pela gestão dos seus resíduos", elogiou o diretor operacional da Kurica Ambiental.

Minhocário

Inicialmente, o projeto piloto será realizado com alunos do quarto ano das seis escolas municipais de período integral, começando pelas Escolas Municipais  Professor Nelson João Sperandio (Miguel Petri) e Pref. Mário de Menezes (Bom Pastor). A meta é que até julho o projeto alcance as seis escolas.

O suporte técnico será dado pela equipe da Kurica Ambiental, empresa responsável pela coleta seletiva e destinação dos resíduos em Ibiporã.  As escolas serão orientadas quanto ao uso do húmus, e suas propriedades para auxiliar no desenvolvimento de jardins e hortas comunitárias. Os alunos serão instruídos sobre como montar e organizar seu minhocário, manejar corretamente caixas e acessórios e acompanhar e controlar as etapas de produção.

Segundo o diretor de Limpeza Pública do Samae, Miguel Guardini, para o conhecimento e assimilação das técnicas utilizadas, a Prefeitura, o Samae e a Kurica Ambiental promoverão visitas de representantes das escolas e alunos às instalações do projeto matriz já em andamento na Kurica Ambiental. "A vermicompostagem em caixas plásticas é uma forma rápida, prática, higiênica e econômica de recuperar os nutrientes dos resíduos orgânicos e levá-los de volta ao ciclo natural, enriquecendo o solo para a agricultura ou jardinagem. Além disso, é uma maneira de reduzir o volume de resíduos produzidos, destinando-os corretamente", pontuou Gardini.

O responsável técnico pelo projeto, José Roberto Tófano Jr, levou uma composteira para explicar como será realizado o processo nas escolas. "A Kurica é pioneira no processo de compostagem em caixas verticais. Nos minhocários serão utilizadas minhocas vermelhas californianas, que produzem húmus de excelente qualidade. A composteira é um sistema seguro que, usado corretamente, não gera odor, nem atrai animais nocivos à saúde. Em média, a compostagem diminiu diretamente cerca de 50% dos resíduos produzidos", explicou.

Em Ibiporã, cada municípe gera uma média de 800 gramas de resíduos diariamente, sendo 600 gramas apenas de orgânico. De todo o resíduo orgânico que chega de Ibiporã, apenas 45% consegue ser aproveitado para compostagem, pois os outros 55% são rejeitos, mostrando que ainda precisa melhorar a segregação na fonte por parte da população.