Publicado em: 18/03/2016 09:44

Administração Municipal é recepcionada pelo Senai Londrina

Administração Municipal é recepcionada pelo Senai Londrina Administração Municipal é recepcionada pelo Senai Londrina

A convite da direção do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) Londrina o prefeito de Ibiporã, José Maria Ferreira, a primeira-dama e presidente de honra da Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família (APMIF), Eliana Eik Borges Ferreira, a secretária do Trabalho, Lourdes Narcizo, e a coordenadora de Qualificação Profissional, Sônia Martins, visitaram nesta terça-feira (15) as instalações da unidade.

O grupo foi recebido pelo gerente de unidades Henry Carlo Cabral, e o coordenador de educação profissional e tecnológica, Marcelo Strik. Eles conheceram os laboratórios da unidade, como os de Química, Instalações Elétricas Prediais e de Automação, onde são realizadas as aulas dos cursos de educação profissional e tecnológica.

Os membros da Administração Municipal também aproveitaram para visitar a Seletiva Estadual World Skills, maior competição de Educação Profissional do Mundo. Até o dia 20 alunos do Senai, de diversas áreas do conhecimento, focados no ambiente empresarial, competem a uma vaga na Seletiva Nacional, que acontecerá no meses de julho e agosto. Os melhores competidores representarão o país no mundial, em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, em 2017.

No Paraná, cada uma das nove unidades do Senai participa simultaneamente da seleção do melhor aluno de cada ocupação profissional. São 33 ocupações que fazem parte do quadro de competição, entre elas robótica móvel, eletricidade industrial e mecatrônica. Ao todo, serão 64 alunos competidores distribuídos por todas essas áreas.

Durante o encontro, o grupo foi apresentado ao gerente da escola técnica Bridgend College, localizada no País de Gales (Reino Unido), Simon Pirotte. Ele está no Brasil retribuindo a visita que o gerente de unidades do Senai fez ao college. José Maria conversou com Pirotte sobre os desafios da educação, a queda dos subsídios governamentais para a qualificação profissional e as experiências com as parcerias público privado. "Tanto o Brasil como o Reino Unido enfrentam desafios parecidos no financiamento da educação técnica e profissionalizante. Contudo, estou impressionado com as soluções aqui encontradas, por meio das parcerias com as indústrias, as quais têm permitido inovações técnicas e tecnológicas", pontuou Pirotte.

A direção do Senai apresentou Ibiporã como exemplo de parceria bem sucedida na operacionalização de cursos de qualificação profissional aos munícipes. "De 2009 até agora a Secretaria do Trabalho qualificou 11.601 pessoas, em 497 cursos, quase a metade deles em parceria com o Senai. São números expressivos que comprovam a preocupação da Administração Municipal em atualizar o conhecimento dos trabalhadores, habilitando-os para o exercício de funções demandadas pelo mercado de trabalho", ressaltou Strik. Dentre os cursos ofertados pela Secretaria do Trabalho em parceria com o Senai estão auxiliar administrativo, eletricista predial, modelista, operador de computador, operador de empilhadeira e padeiro e confeiteiro.

A secretária do Trabalho acrescentou que além da oferta dos cursos de qualificação em diferentes arcos do conhecimento, a atual administração também se preocupa em oferecer estruturas adequadas para a realização dos mesmos, como o Centro de Qualificação Profissional (CQP) e o Centro Tecnológico do Trabalhador de Ibiporã (CTTI), em construção. "Quase R$1,5 milhão estão sendo investidos no CTTI, beneficiando cerca de 15 mil trabalhadores cadastrados no sistema da Agência do Trabalhador e suas famílias. O espaço contará com salas de aula, laboratórios de informática, biblioteca, área administrativa e cantina. O objetivo é oferecer uma qualificação social e cidadã envolvendo a tecnologia e a inovação", informou Lourdes Narcizo.

Na ocasião, o prefeito José Maria agradeceu ao Senai na pessoa de seus representantes pela parceria realizada com Ibiporã e enfatizou que este trabalho de qualificação profissional tem ligação direta com o desenvolvimento local. "Somos o maior PIB per capta da Região Metropolitana de Londrina. Estamos investimento fortemente na industrialização do município, e o setor exige profissionais qualificados. Por isso os nossos esforços em desenvolver políticas públicas que promovam o trabalho, emprego, geração de renda, qualificação profissional, incentivo ao empreendedorismo e o financiamento do desenvolvimento local", concluiu.