Publicado em: 29/03/2016 15:20

Banco do Empreendedor beneficia mais um microempresário ibiporaense

Banco do Empreendedor beneficia mais um microempresário ibiporaense Banco do Empreendedor beneficia mais um microempresário ibiporaense

O programa estadual Banco do Empreendedor Paraná está beneficiando mais um microempresário ibiporaense, Erico da Silva, proprietário do Lava rápido, Lava Japa. O empreendedor irá adquirir equipamentos novos para seu empreendimento, com isto, atenderá com a mesma qualidade de sempre, porém com maior confiança na realização dos trabalhos, por contar com novos equipamentos, financiados com auxílio do Programa Banco do Empreendedor que funciona junto à Sala do Empreendedor.

Reimplantado no ano de 2010, em Ibiporã, pela administração municipal, em parceria com o governo do Paraná e Fomento do Paraná, o programa de microcrédito Banco do Empreendedor desenvolve ações para alavancar o desenvolvimento econômico local, regional e no estado do Paraná.

"A nossa administração faz opção pelo fortalecimento da economia do município, buscando novos empreendimentos e apoiando as pequenas iniciativas, que são os empreendedores individuais e os pequenos empresários. Eles são de suma importância para a estabilidade social, são empregadores de mão-de-obra, contribuindo assim para a elevação da renda na comunidade", afirma o prefeito José Maria.

Desde a retomada do programa, em janeiro do ano de 2010 até o presente momento, mais de 161 empreendimentos foram atendidos pelo programa de microcrédito, captando mais de R$ 1 milhão.

"Através do apoio às micro e pequenas empresas e empreendedores informais, o programa não só realiza financiamentos, mas também orienta com o Bom Negócio Paraná, programa vinculado ao Banco do Empreendedor onde, é ministrado curso voltado a gestão de negócios. Este programa visa à capacitação técnica de empreendedores, instruindo para recursos que nem sempre será a tomada de empréstimo para solução ou melhoria no desempenho do empreendimento", explica o coordenador administrativo e agente de crédito, Adaueber de Paula Rodrigues.

Entre os parceiros que promovem a capacitação técnica dos empreendedores estão Associações Comerciais, o SEBRAE, entre outros. O próprio Programa Bom Negócio, com cursos e consultorias gratuitos, também é um parceiro na capacitação. Com a diversidade de seus parceiros e o estímulo financeiro à capacitação técnica, o Banco do Empreendedor garante um apoio praticamente completo aos empreendimentos que aderem.

Conforme a secretária do Trabalho, Lourdes Narcizo, após a capacitação, o empreendedor diminui o risco de aplicar o financiamento de maneira inadequada. "Melhora também a forma de como fazer o investimento na empresa para obter lucratividade e prosperar. Desta forma, se o empreendimento dele vai bem, o banco que o ajudou também", esclarece a secretária.

De acordo com a Agência Fomento Paraná, o Banco do Empreendedor não visa lucro, apenas o desenvolvimento de novos negócios na região. Os juros da operação são usados apenas para cobrir os custos da operação, as taxas de juros mensais variam de 0,67% a 1,13% ao mês. Além da classificação de risco de cada empresa, o Banco do Empreendedor trabalha com linhas de financiamento, para capital de giro (mercadorias e matérias-primas) e/ou investimento fixo (obras, reformas, etc.).

Ainda segundo a Agência de Fomento Paraná, outro motivo que justifica a amplitude da taxa de juros é a possível subvenção de 5% ao ano, paga pelo Governo do Estado do Paraná. Para obter o desconto, a empresa deve atestar que é uma boa credora, com pagamentos em dia e participar de cursos de capacitação promovidos por parceiros da Agência Fomento Paraná, além de manter ou aumentar a quantidade de empregados no decorrer do prazo do financiamento, o que demonstra a intenção do programa em incentivar o crescimento dos empreendedores beneficiados.

Segundo pesquisa feita pela Agência Fomento Paraná, a cada real investido pelo Banco do Empreendedor, outros 10 reais giram indiretamente na economia dos municípios. É dinheiro novo, que o empreendedor não tinha acesso, transformando os menores municípios do Paraná".

Para mais informações sobre as linhas de crédito, Sala do Empreendedor: Av. Dom Pedro II, 294 - 3178 0223 ou 3178-0224.

Visite o site Fomento Paraná.