Planejamento

Publicado em: 29/06/2017 10:21

Departamento Municipal de Trânsito participa de debate na Câmara

Departamento Municipal de Trânsito participa de debate na Câmara Departamento Municipal de Trânsito participa de debate na Câmara

O secretário municipal de Planejamento, José Roberto de Oliveira, e o diretor do Departamento de Trânsito, Euller Alexandre Gualberto, estiveram presentes à Câmara Municipal de Ibiporã na noite de segunda-feira (26) para participar de um debate com os vereadores e a comunidade sobre a implantação do estacionamento rotativo, popularmente conhecido por "Zona Azul", e outras questões relacionadas ao trânsito em nossa Cidade. Ambos vieram atendendo requerimento apresentado pelos vereadores Ilseu Zapelini (PSDB), Miro Despachante (PPS) e Professor Abreu (PSC).

O bate-papo, bastante produtivo, que contou com casa cheia, foi aberto pelo secretário de Planejamento explanando sobre os trabalhos desenvolvidos pela pasta nestes primeiros seis meses de mandato do atual prefeito João Coloniezi (PMDB). José Roberto de Oliveira falou sobre as dificuldades inerentes ao início de qualquer trabalho, mas garantiu que a Cidade está sendo planejada para procurar sanar todos os problemas enfrentados pela população ao longo dos últimos anos e que não foram resolvidos a contento.

Em seguida, o diretor de Trânsito fez uma explanação sobre os trabalhos desenvolvidos nos últimos meses, como a atuação para capacitar os agentes de trânsito e o pessoal administrativo da diretoria, que faz parte da estrutura da Secretaria Municipal de Planejamento. Também destacou a atuação junto às escolas em desenvolvimento de um trabalho educativo para trabalhar com crianças e adolescentes a questão de comportamento no trânsito.

Em pouco tempo de trabalho, Euller Alexandre Gualberto conseguiu estruturar praticamente do zero a Diretoria de Trânsito, dando condições de capacitação e de estrutura para que a atuação dos agentes seja desempenhada da melhor forma possível, primeiramente com orientação a motoristas e pedestres para, em último caso, serem obrigados a fazer a autuação se as leis não estiverem sendo respeitadas. Destacou também a formação da JARI - Junta Administrativa de Recursos de Infração, que existia somente no papel, mas não funcionava de fato, e que agora está capacitada para trabalhar.

O secretário garantiu ainda que o estacionamento rotativo será implantando em Ibiporã durante este mandato, mas disse ser impossível precisar uma data, porque o projeto deverá primeiro passar por amplo estudo e discussão com a sociedade para que seja implantado de forma definitiva, com qualidade e duradoura, não correndo o risco de ser interrompido como aconteceu em cidades da nossa região, como Cambé e Rolândia.

Segundo números apresentados durante o debate, o nosso Município tem registrado no Detran 30.244 veículos e há somente 1.000 vagas de estacionamento disponíveis na chamada zona de maior fluidez de trânsito, na área central da nossa Cidade. Por isso há o reconhecimento da administração municipal da necessidade de democratizar estas vagas através do estacionamento rotativo, provavelmente de maneira terceirizada, sendo gerido e administrado por uma empresa ou uma ONG que tenha especialização em sistema viário e trânsito, com a colocação de 30 a 35 parquímetros.

Após as explanações, o presidente da Câmara Municipal de Ibiporã, vereador Roberval dos Santos (PSDB), abriu o debate a partir dos vereadores Professor Abreu (PSC), Miro Despachante (PPS), Zezinho Estoril (PSC), Ilseu Zapelini (PSDB), Victor Carreri (PPS), Kleber Machado (PR), Rafael da Farmácia (PSB) e Mari de Sá (PMDB).

Todos fizeram muitos questionamentos, principalmente em relação às autuações por infrações e a chamada "Zona Azul". O diretor Euller Gualberto explicou que os agentes e a PM estão apenas cumprindo a lei, o que determina o Código de Trânsito Brasileiro, e que é preciso que motoristas e pedestres estejam atentos para cumprir a legislação. Ele orienta que os agentes façam um trabalho de conscientização e orientação, antes de serem obrigados pela Lei a lavrar o auto de infração. E que os infratores têm todos os direitos garantidos para interpor recursos, com ampla defesa, na área administrativa, para a JARI, ao Cetran - Conselho de Trânsito, e à Justiça.