Publicado em: 15/08/2018 15:13 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/NCS/PMI

“Ibiporã na Linha do Futuro” busca ampliar parcerias

“Ibiporã na Linha do Futuro” busca ampliar parcerias Visita da prefeita de Primeiro de Maio ao projeto “Ibiporã na Linha do Futuro”

Com o objetivo de ampliar as possibilidades de qualificação de mão de obra e geração de renda e emprego, a Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria do Trabalho, está prospectando novas parcerias para o projeto “Ibiporã na Linha do Futuro” tanto na esfera pública como na iniciativa privada.

Lançado no início de 2017, o projeto tem o objetivo de promover melhores condições de geração de trabalho e renda no segmento de confecção industrial por meio da qualificação e profissionalização de trabalhadores, para atuarem com excelência no segmento da costura industrial de forma empreendedora, de modo a contribuir para o desenvolvimento local.

Durante o ano, as costureiras participam de uma capacitação gratuita, ministrada pelo Senai-Londrina nos níveis Básico, Intermediário e Avançado. Além da qualificação profissional, em parceria com o Sebrae, o projeto capacita as participantes sobre empreendedorismo. As que desejam continuar se aperfeiçoando, o projeto oferece a oportunidade de se trabalhar por até seis meses em uma incubadora, instalada no Barracão Industrial, para se capitalizarem a fim de adquirir o próprio maquinário. O objetivo é que as costureiras se tornem Microempreendedores Individuais (MEIs), formando células de costura em suas próprias residências para que forneçam os serviços às empresas parceiras do projeto. Conforme a Secretaria do Trabalho, cerca de 80 costureiras capacitadas pelo projeto estão inseridas no mercado de trabalho, atuando como empregadas ou abrindo o próprio negócio.

Recentemente a secretária do Trabalho, Maria Romana, apresentou o projeto na sede do Senai, em Londrina, para os representantes dos municípios de Cambé, Rolândia, Tamarana e Londrina. Na semana passada, a prefeita de Primeiro de Maio, Bruna de Oliveira Casanova, esteve no Centro Tecnológico do Trabalhador de Ibiporã (CTTI). Recebida pela secretária da pasta e o prefeito João Coloniezi, Bruna visitou o laboratório de costura, onde são ministradas as aulas do curso de costura industrial, e o "Barracão Industrial", no Jardim Casagrande, onde funciona a incubadora de confecção industrial do projeto. “A intenção dos municípios é a de firmar parcerias com empresas privadas para futura instalação de um polo capacitador de mão de obra industrial, visando à profissionalização do trabalhador desse segmento”, explicou Romana.

Já nesta semana, quem esteve conhecendo o projeto foi a presidente da Associação Brasileira da Seda (Abraseda) e diretora da Fiação de Seda Bratac S.A, Renata Amano. Sediada em Londrina, é a única fiação de seda do lado ocidental do planeta e que exporta mais de 90% da sua produção, principalmente para o Japão e a Europa. A ideia é que as costureiras do projeto sejam capacitadas para trabalhar com a seda, matéria-prima sustentável e com alto valor agregado. “Achei o projeto incrível. A estrutura é muito boa e as alunas do projeto saem daqui com todas as habilidades requeridas para atuarem com excelência no segmento. Creio que a relação com o projeto é total, pois seda é sustentabilidade, responsabilidade social, e, sobretudo, qualidade. No chão de fábrica, 80% de nossa mão de obra é feminina, devido à sensibilidade delas em trabalhar com produto extremamente delicado”, revelou Renata.