Publicado em: 24/08/2018 14:50 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/NCS/PMI

Saldo de empregos em Ibiporã é positivo

Saldo de empregos em Ibiporã é positivo Agência do Trabalhador possui mais de 20 mil profissionais cadastrados

Ibiporã teve um resultado positivo na geração de empregos formais no mês de julho. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado pelo Ministério do Trabalho, nesta quarta-feira (22), o município fechou o mês com saldo positivo de 13 postos de trabalho criados. O número representa a diferença entre a quantidade de admissões e a de demissões no período. Em julho, foram registrados 419 novos empregos e 406 vagas desligadas. Indústria foi o setor com maior saldo positivos de vagas – 23. Na contramão, o setor de Serviços foi o que mais desligou (199 demissões contra 187 admissões).

Os dados apontam ainda que Ibiporã é a única das cinco principais cidades da Região Metropolitana de Londrina que teve saldo positivo na geração de emprego em julho. Londrina fechou 185 vagas, Arapongas 50, seguida de Rolândia (-17) e Cambé (-12).

Os números também são positivos quando se considera o acumulado nos sete primeiros meses de 2018. No período foram criadas 3.517 vagas de emprego, e desligados 2.923, resultando em saldo positivo de 594 postos de trabalho. No acumulado do ano o desempenho também é positivo - foram admitidos 5.593 empregados e demitidos 5.057, o que gerou um saldo positivo de 536 postos de trabalho.

Não obstante a manutenção do cenário nacional de incertezas políticas e lenta recuperação da economia, a secretária do Trabalho, Maria Romana, credita os números positivos à política municipal de geração de emprego e renda, por meio dos cursos de qualificação profissional ofertados no Centro Tecnológico do Trabalhador de Ibiporã (CTTI), ampliação e abertura de novas empresas, incentivo ao empreendedorismo e à consolidação da política de incentivo industrial. “Além disso, temos intensificado a nossa aproximação com as empresas locais, a fim de estimular o uso efetivo do Sistema Público de Emprego, por meio da Agência do Trabalhador, contribuindo assim para o melhoramento no emprego dos recursos públicos investidos, favorecendo a contratação de mão de obra local”, ressaltou a secretária.

Segundo o coordenador de intermediação de mão de obra, Marcio Pedro, a Agência do Trabalhador de Ibiporã possui mais de 20 mil cadastros de profissionais residentes no município disponíveis para as vagas de emprego. “Ao solicitar a abertura de uma vaga, a equipe da Agência do Trabalhador, se for requisitada, visita a empresa com a finalidade de conhecer suas necessidades e, assim, estabelecer o perfil do candidato a ser encaminhado. Oferecemos os serviços de: intermediação de mão de obra; habilitação ao seguro-desemprego; qualificação profissional e social; orientação profissional; espaço físico para realização dos processos de seleção; entre outros. Todos são inteiramente gratuitos. Além da satisfação da empresa contratante e do trabalhador contratado temos metas a serem atingidas que serão revertidas em recurso para melhoria dos atendimentos dos serviços prestados pela Agência do Trabalhador", explicou Pedro.

Vagas de emprego

As vagas de emprego disponíveis na Agência do Trabalhador de Ibiporã são atualizadas diariamente no site da Prefeitura – www.ibipora.pr.gov.br.

Informações sobre cursos e ações da Secretaria Municipal do Trabalho também podem ser acompanhadas pelas redes sociais - www.facebook.com/agenciadotrabalhadoribipora/ e www.facebook.com/TrabalhoIbipora/.

A Agência do Trabalhador localiza-se à Av. Dom Pedro II, 294. Centro. Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Telefone: (43) 3178-0224.