Publicado em: 17/04/2019 16:05 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/NCS/PMI

Participantes do “Futuro no Presente” entregam camisetas a alunos da Taquara

Alunos da Escola Municipal Pres. Marechal Humberto Castelo Branco e do CMEI Preciso Tesouro, na Taquara do Reino, foram presenteados recentemente com camisetas confeccionadas por jovens participantes do programa “Futuro no Presente”, desenvolvido pela Secretaria Municipal do Trabalho. Lançado em setembro do ano passado, o programa visa atender jovens com idade entre 16 a 24 anos, que se encontram fora do mercado de trabalho, objetivando a geração de emprego e renda deste público no município, como também a valorização cidadã.

Em agradecimento, as crianças encenaram a Paixão de Cristo.

Os sete jovens, moradores da Taquara do Reino, são alunos do curso de costura industrial do projeto “Ibiporã na Linha do Futuro”, também realizado pelo governo municipal. Eles estão aprendendo uma nova profissão por meio de curso ofertado gratuitamente pela Secretaria do Trabalho, em parceria com o Senai e o Sebrae/Londrina. Desenvolvido desde 2017 no município, o projeto oferece a oportunidade de se trabalhar por até seis meses em uma incubadora, instalada no Barracão Industrial, para se capitalizarem a fim de adquirir o próprio maquinário. O objetivo é que os costureiros se tornem Microempreendedores Individuais (MEIs), formando células de costura em suas próprias residências para que forneçam os serviços às empresas parceiras do projeto. “É interessante esta ação no bairro onde residem para incentivar que mais jovens participem do projeto. Depois de capacitados, existe a possibilidade de eles montarem uma célula de costura na Taquara do Reino, e repassarem os ensinamentos para outras pessoas gerando renda para a família”, explicou a secretária do Trabalho, Maria Romana.

Atualmente, cerca de 120 jovens participantes do programa “Futuro no Presente” são atendidos em vários cursos de qualificação profissional, tais como auxiliar administrativo, auxiliar de informática, gastronomia, operador de empilhadeira e mecânica automotiva. Trinta por cento das vagas de todos os cursos ofertados pela Secretaria do Trabalho são reservadas para jovens participantes do projeto.