Junta Militar

 

Publicado em: 22/10/2020 18:22 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/NCS/PMI

Junta Militar convoca para juramento à Bandeira


Whatsapp

 

Junta Militar convoca para juramento à Bandeira Por conta da pandemia, este ano não haverá cerimônia no Cine Teatro


A Junta Militar de Ibiporã solicita que os jovens alistados este ano compareçam ou liguem o quanto antes para agendar o juramento à Bandeira Nacional. Por conta da pandemia de Covid-19, a fim de evitar aglomeração, este ano não haverá a cerimônia de entrega dos Certificados de Dispensa de Incorporação (CDIs) e Compromisso à Bandeira Nacional para os reservistas dispensados da prestação do Serviço Militar, no Cine Teatro Padre José Zanelli. No município, mais de 100 jovens foram dispensados do Serviço Militar Obrigatório.

 

A Junta Militar mudou-se recentemente para nova sede administrativa da Polícia Civil, localizada à Avenida dos Estudantes, 1.046, na antiga Casa das Irmãs de Santa Marta, próximo ao Hospital Cristo Rei. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas (não fecha para almoço). Telefone: 3178-0409.

 

 

Alistamento Militar obrigatório


O prazo para o alistamento militar obrigatório terminou em 30 de setembro, contudo, quem perdeu a data ainda pode fazê-lo, mediante pagamento de uma multa no valor de R$4,65. A apresentação obrigatória do jovem que completar 18 anos em 2020 pode ser feita via internet, pelo endereço www.alistamento.eb.mil.br, inclusive aqueles com deficiência física ou mental. Para efetuar o cadastro online, o cidadão precisa apenas possuir o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e um endereço de e-mail ativo, para depois preencher os dados pessoais. Para pessoas com deficiência, também é necessário apresentar parecer médico sobre a deficiência (deve constar o CRM do médico). Outra opção é ir pessoalmente à Junta Militar. É necessário levar RG, CPF e um comprovante de residência. Caso o jovem não possua o documento, deve levar à Junta Militar a certidão de nascimento, comprovante de residência e um documento oficial com fotografia, como a carteira de identidade ou a carteira de trabalho.


Como Ibiporã é município não tributário, o jovem é dispensado da seleção para o Serviço Militar nas Forças Armadas (Marinha, Exército, Aeronáutica), e recebe o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI). Em caso de dispensa, o alistado não precisa servir às Forças Armadas, mas fica à disposição do Ministério da Defesa até completar 45 anos, e poderá ser convocado em casos de calamidade pública ou mobilização nacional.

 


O CDI é um documento muito importante, pois sem ele o jovem fica impossibilitado de expedir alguns documentos, como carteira de trabalho e passaporte, prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino, e até mesmo se inscrever ou assumir função pública ou cargo público. Além disso, a norma prevê o pagamento de multa, que varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar.