A partir de agora, os cidadãos de
Ibiporã poderão realizar a abertura e consulta de processos e também fazer denúncias, reclamações, sugestões, dúvidas, elogios,
entre outras demandas à Ouvidoria eletronicamente, sem a necessidade de vir até
o Setor de Protocolos, no prédio da Prefeitura.
Os serviços municipais poderão ser
solicitados pelo site da Prefeitura Municipal de Ibiporã, na aba Serviços
on-line, no ícone “Protocolo”, a qualquer hora do dia, sem que haja a
necessidade de deslocamento físico, sendo possível fazer do computador de casa,
do escritório ou pelo celular.
Após fazer o cadastro (com login e senha), preencher os
campos obrigatórios e solicitar o serviço, o cidadão receberá um número de
protocolo para acompanhar em tempo real todo o processo. Basta acessar o
link: ibipora.eloweb.net/protocolo/consultaProcesso.
Outra
ferramenta online para consulta de processos disponibilizada recentemente pelo
governo municipal é o aplicativo Oxy Cidadão. A navegação é simples e
intuitiva, e o app pode ser logado por meio de um cadastro simples para uso,
com CPF e senha, ou por uma conta do Google ou Facebook. O app está disponível
para download gratuito nas principais lojas de aplicativos para smartphones - Play Store e Apple Store.
O
aplicativo facilita ao munícipe acesso às informações do Portal do
Contribuinte. Pela ferramenta é possível realizar:
*Consulta de imóveis,
com visualização de informações detalhadas do imóvel, bem como endereço de
localização, tipo de imóvel, tipo de construção e área construída;
* Consulta de empresas; visualização detalhada dos dados da empresa, endereço
de localização e do quadro societário da empresa, apresentando no mínimo, nome,
CPF e percentual de participação do sócio;
* Consulta a débitos em aberto, com possibilidade de geração de boleto para
pagamento;
*Copiar o código de barras para pagamento via Internet Banking;
* Download do boleto gerado;
* Emissão de certidão de débitos;
* Criação de processos por assunto, com a descrição da requisição e observação;
* Consulta de todos os processos tramitados na Prefeitura, dando ênfase aos processos
abertos pelo contribuinte;
* Para empresa, permitir consulta de Empenhos;
* Solicitação de serviços de manutenção
A secretária de
Tecnologia da Informação, Janaine de Brito, ressalta que a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (e-SIC)
traz maior transparência aos atos públicos. Além dos instrumentos de
transparência já disponíveis no site da Prefeitura, os quais atendem a
legislação federal e estadual, com o novo sistema, os processos em tramitação
requeridos pelo contribuinte estarão disponíveis e toda a movimentação poderá
ser visualizada. “Além
de otimizar o tempo e dar mais celeridade no atendimento ao público, a nova
ferramenta digital ajuda os servidores públicos a organizar o trabalho, se
comunicar melhor e atender as demandas com maior eficiência, transparência e
engajamento. Em tempos de pandemia, é importante colocar em funcionamento
recursos que permitam ao cidadão resolver suas pendências sem sair de casa”,
assinala a secretária.