Tecnologia da Informação

Publicado em: 01/12/2020 14:00 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/NCS/PMI

Prefeitura implanta protocolo online

A partir de agora, os cidadãos de Ibiporã poderão realizar a abertura e consulta de processos e também fazer denúncias, reclamações, sugestões, dúvidas, elogios, entre outras demandas à Ouvidoria eletronicamente, sem a necessidade de vir até o Setor de Protocolos, no prédio da Prefeitura.

Os serviços municipais poderão ser solicitados pelo site da Prefeitura Municipal de Ibiporã, na aba Serviços on-line, no ícone “Protocolo”, a qualquer hora do dia, sem que haja a necessidade de deslocamento físico, sendo possível fazer do computador de casa, do escritório ou pelo celular.

Após fazer o cadastro (com login e senha), preencher os campos obrigatórios e solicitar o serviço, o cidadão receberá um número de protocolo para acompanhar em tempo real todo o processo. Basta acessar o link:  ibipora.eloweb.net/protocolo/consultaProcesso.

Outra ferramenta online para consulta de processos disponibilizada recentemente pelo governo municipal é o aplicativo Oxy Cidadão. A navegação é simples e intuitiva, e o app pode ser logado por meio de um cadastro simples para uso, com CPF e senha, ou por uma conta do Google ou Facebook. O app está disponível para download gratuito nas principais lojas de aplicativos para smartphones - Play Store e Apple Store.

O aplicativo facilita ao munícipe acesso às informações do Portal do Contribuinte. Pela ferramenta é possível realizar:

*Consulta de imóveis, com visualização de informações detalhadas do imóvel, bem como endereço de localização, tipo de imóvel, tipo de construção e área construída;
* Consulta de empresas; visualização detalhada dos dados da empresa, endereço de localização e do quadro societário da empresa, apresentando no mínimo, nome, CPF e percentual de participação do sócio;
* Consulta a débitos em aberto, com possibilidade de geração de boleto para pagamento;
*Copiar o código de barras para pagamento via Internet Banking;
* Download do boleto gerado;
* Emissão de certidão de débitos;
* Criação de processos por assunto, com a descrição da requisição e observação;
* Consulta de todos os processos tramitados na Prefeitura, dando ênfase aos processos abertos pelo contribuinte;

* Para empresa, permitir consulta de Empenhos;

* Solicitação de serviços de manutenção

A secretária de Tecnologia da Informação, Janaine de Brito, ressalta que a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (e-SIC) traz maior transparência aos atos públicos. Além dos instrumentos de transparência já disponíveis no site da Prefeitura, os quais atendem a legislação federal e estadual, com o novo sistema, os processos em tramitação requeridos pelo contribuinte estarão disponíveis e toda a movimentação poderá ser visualizada. “Além de otimizar o tempo e dar mais celeridade no atendimento ao público, a nova ferramenta digital ajuda os servidores públicos a organizar o trabalho, se comunicar melhor e atender as demandas com maior eficiência, transparência e engajamento. Em tempos de pandemia, é importante colocar em funcionamento recursos que permitam ao cidadão resolver suas pendências sem sair de casa”, assinala a secretária.